Cinco republicanos disputam vaga ao Senado

Cada estado elegerá apenas um candidato para oito anos de mandato

Publicado em 17/08/2022 - 14:40

Brasília (DF) – Este ano, o eleitor vai poder escolher apenas um senador para representar seu estado. As renovações dos mandatos ocorrem parcialmente a cada pleito. Nestas eleições, apenas 1/3 das cadeiras (27 no total) estão disponíveis. Os outros 54 senadores têm mandato assegurado até 2026.

Na lista de postulantes ao cargo pelo Republicanos, estão o vice-presidente da República, deputados estaduais, federais e uma ex-ministra. Confira quem serão os nossos candidatos ao Senado:

Hamilton Mourão (RS)

Hamilton Mourão, 69 anos, é o atual vice-presidente da República. Nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Casado, pai de dois filhos e cinco netos, ele disputará uma vaga ao Senado pelo estado. Mourão faz parte da chapa do ex-ministro, Onyx Lorenzoni, que concorre ao governo. “Deus, pátria, família e liberdade. Meu desejo é continuar ajudando na construção desse grande país”, disse Mourão.

Damares Alves (DF)

A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, 58 anos, concorre pelo Distrito Federal. A republicana promete lutar pela defesa da vida, das famílias e das liberdades. “A partir de agora na disputa eleitoral nós vamos falar de criança, de proteção à vida, de pessoas com deficiência, de proteção da mulher e do idoso. Aqui nós temos uma causa e nós vamos para as ruas falar dessa causa”, afirmou.

João Campos (GO)

Em seu quinto mandato consecutivo como deputado federal pelo estado de Goiás, João Campos, 59 anos, disputa nestas eleições uma vaga ao Senado. Casado, pai de dois filhos e um neto, ele foi presidente da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados, relator do Novo Código de Processo Penal e da Lei de Delação Premiada. João concorre ao cargo na chapa do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Medanha.

“São 20 anos de uma vida limpa, de postura ética, de prática da verdade, da seriedade. São com essas ferramentas que vou dialogar com os goianos para convencê-los de que de fato, guardo condições para, de forma digna, representar Goiás no Senado Federal e também contribuir com o Brasil”, disse.

Mariana Carvalho (RO)

Mariana Carvalho, 35 anos, está em seu segundo mandato de deputada federal e também já foi vereadora em Porto Velho, Rondônia. Ganhou notoriedade nacional ao ser eleita a 2ª secretária da Mesa Diretora. No cargo, foi a responsável pelas premiações concedidas pela Câmara dos Deputados, pelos programas de estágio e visitas de jovens estudantes ao Parlamento. Nestas eleições, disputa uma vaga no Senado na chapa do governador Marcos Rocha.

“Estamos alinhados aos valores morais que foram passados de geração a geração. Estar na vida pública exige vocação e acima de tudo gostar de gente, de ouvir as pessoas e de se colocar no lugar do outro. É o que tenho feito e essa sensibilidade é necessária, por isso atendo a um chamado do povo do meu estado”, ressaltou Mariana.

Erick Musso (ES)

Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o deputado estadual Erick Musso, de 35 anos, também entra na corrida pelo Senado. O deputado se compromete a ajudar promover o desenvolvimento político, econômico e social do estado. “Nós só estamos unidos aqui por um propósito, propósito esse de fazer mais pelo Brasil e pelo Espírito Santo. A nossa união é para ajudar quem mais precisa” disse.

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO, com informações do TSE

 

Reportar Erro
Send this to a friend