Raimundo Mendes

Prefeito de Igarapé do Meio (Maranhão)

Publicado em 11/02/2013 - 00:00

Raimundo Mendes Damasceno é um homem simples, que nunca pensou em entrar para política, mas o fez cansado de ver a repetição e uma situação que estava conduzindo sua cidade para o caos. Comerciante, Raimundinho, como é conhecido, sabe o valor de ser prático e objetivo. E pretende, na base da conversa e diálogo, enfrentar e buscar soluções para os problemas de Igarapé do Meio, cidade com pouco mais de 12, 5 mil habitantes localizada a 132 quilômetros de São Luiz, no Maranhão, priorizando a educação e a saúde locais.

1 – A quê o senhor credita esse sucesso do PRB no Maranhão, onde o partido sai das urnas como o segundo em número de prefeituras?

Raimundinho –Em primeiro lugar, à dedicação do deputado federal Cleber Verde.  Ele sempre esteve presente, seja como líder do PRB no estado, seja como interlocutor de nossas necessidades junto ao governo federal. É uma pessoa que nunca esteve ausente e sempre teve toda a paciência em nos atender.

2 – Por que o senhor quis ser prefeito de Igarapé do Meio?

Raimundinho – Por um monte de circunstâncias. Achei que era necessário, era até uma questão de honra, ter uma oposição a essa situação que estava na prefeitura há doze anos. Eu me propus a ser candidato para que a situação não tivesse o gosto de dizer que era uma unanimidade, que não havia candidato.

3 – O senhor já havia exercido outra função política?

Raimundinho – Nunca. Essa foi a segunda vez que eu fui candidato e já obtive sucesso.

4 – Prefeito, quando o senhor está em campanha tem uma ideia do tamanho e do volume de problemas da cidade. Mas quando assume, os vê claramente. Para o senhor, a situação estava pior, igual ou melhor do que pensava?

Raimundinho – Está pior do que eu pensava. Muito pior do que eu pensava.

5 – Nesse quadro, quais as prioridades?

Raimundinho – Saúde, onde já demos o primeiro passo. Há um ano e um mês que o hospital não tinha médico nem medicamento e no dia 02 de janeiro já temos médico plantonista, cirurgião e medicamentos. Graças a Deus já conseguimos dar esse passo, pois a nossa cidade estava em situação de calamidade na Saúde. E a Educação também. Estamos nos preparando para começar o ano letivo (no próximo dia 25), reformando as escolas para receber nossos alunos. Então, eu diria que nossa prioridade será Saúde e Educação.

6 – Como o senhor acredita que será sua relação com o legislativo local?

Raimundinho – O PRB não tem vereadores eleitos na cidade, mas nossa coligação é formada por cinco dos nove vereadores. Eu acredito que não teremos problema em aprovar os projetos que consideramos mais importantes para mudar a realidade de Igarapé. Mas sempre na base do diálogo e nunca na imposição por parte do Executivo. Sempre respeitando a independência entre os Poderes.

Por Paulo Gusmão – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro