Prefeitura de Sorocaba arrecada mais de 120 toneladas de doações para o RS

Entre os itens estão roupas, alimentos, água, produtos de limpeza e ração para animais

Publicado em 6/5/2024 - 11:27

Sorocaba (SP) – A prefeitura de Sorocaba (SP) promoveu neste domingo (05), no estacionamento frontal do Paço Municipal, o Megadrive-thru “A Fome não é Fake!” – Socorro ao Rio Grande do Sul, ação para recolher doações às vítimas das enchentes que atingiram fortemente desde a semana passada o estado do sul do Brasil. Ao todo, foram arrecadados mais de 120 toneladas de doações entre alimentos não perecíveis, cestas básicas, água potável, produtos de limpeza, roupas, ração para animais, entre outros itens. A ação, que reuniu milhares de pessoas de toda região, foi organizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Além dos mantimentos e outros itens, foi disponibilizado um táxi-aéreo para acelerar o processo de envio da ajuda ao Rio Grande do Sul, além de contribuir de maneira rápida com a dor e o sofrimento do povo gaúcho, levando ajuda e solidariedade para quem precisa. “120 toneladas de arrecadação de alimentos, água, ração, na maior ação social da história dessa cidade, que nós iremos estar enviando para a população do Rio Grande do Sul. Graças a Deus, ao povo de Sorocaba, de toda região! Parte, vai de avião amanhã (hoje 06). Outra parte, vai em quatro carretas. Obrigado, meu Deus! Obrigado a vocês, pessoal!”, agradeceu o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos-SP).

A dona de casa Priscila Bernardes Saito, de 45 anos, reservou um pouquinho do seu tempo para levar doações. “Faço questão de ajudar e acho que o povo brasileiro tem que se unir e ser solidário um com o outro. Essa ação da Prefeitura é maravilhosa e serve de inspiração para outras cidades”, disse. Já o Leandro Santos, de 44 anos, ajudou a carregar sacos com os donativos. “Temos que ajudar nossos irmãos do Sul, que necessitam da gente neste momento. É fundamental estar pronto para ajudar a quem precisa, sempre”, explanou.

Mais ajuda

Nesta quarta (08), o Circo Portugal vai promover o “Picadeiro Solidário”, ação em parceria com o FSS e voltada para arrecadar mais doações que serão enviadas ao estado do Rio Grande do Sul. 1.200 serão disponibilizados para retirada em troca de 2kg de alimentos não perecíveis. O circo está localizado no Centro de Atenção ao Dependente Químico (CADQ), na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 499, centro (Ao lado da Igreja Universal). Outras informações no Instagram do circo: @circoportugal.

Números da tragédia

Segundo boletim atualizado divulgado às 09h desta segunda (06) pela Defesa Civil e Governo do RS, são 83 mortes confirmadas, 111 desaparecidos, 276 feridos, 121.957 pessoas desalojadas, outros 19.368 em abrigos, e 850.422 atingidos diretamente pelas chuvas em 345 municípios.

Há duas semanas, o estado vem sofrendo com as fortes chuvas que deixaram um rastro de destruição e mortes, causando prejuízos econômicos e sociais para toda a população.

Caso você queira ajudar de forma financeira, o Governo do RS criou uma conta chamada SOS Rio Grande do Sul para receber doações em dinheiro para as vítimas das enchentes. A chave Pix já está disponível e pode receber doações de pessoas físicas e de empresas.

Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança ao doador e amplia a transparência da alocação do dinheiro.

PIX SOS Rio Grande do Sul
Chave: CNPJ (92.958.800/0001-38)
Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul

Texto: Com informações Ascom Prefeitura de Sorocaba e Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Fotos: Ascom Prefeitura de Sorocaba