Prefeito de Paraúna (GO) trabalha pela eficiência e desenvolvimento da cidade

Prefeito de Paraúna (GO) trabalha pela eficiência e desenvolvimento da cidade

O republicano Paulinho do Luzitana está colocando a casa em ordem e priorizando áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura

Publicado em 27/03/2017 - 00:00

Comprometido com uma gestão moderna e eficiente, o prefeito de Paraúna (GO), Paulo José Martins, conhecido como Paulinho do Luzitana, está colocando em prática seu plano de governo para desenvolver o município goiano, distante 164 km da capital Goiânia.

Empresário do ramo de supermercados e lojas de móveis da rede Luzitana, Paulinho foi eleito nas eleições de 2016 com 3.901 votos (54,48%). Novo na política mas experiente em gestão, o republicano já tem realizando mudanças importantes nos serviços essenciais no município como saúde e educação.

Embora tenha recebido o município com uma dívida milionária, o republicano está empenhado e confiante de que fará uma administração austera e responsável. Na saúde, por exemplo, já está garantindo o fornecimento de medicamentos em todos os postos e ampliou de uma para seis o número de ambulâncias. 

Confira a entrevista concedida à Agência PRB Nacional:

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Qual era a situação do município quando o senhor assumiu?
Paulinho do Luzitana – Herdamos um município com sérios problemas financeiros. A dívida total do município é de R$ 11,9 milhões. Estamos trabalhando com bastante austeridade e seriedade para darmos uma nova cara administrativa ao nosso município, cortando despesas e melhorando as receitas para sair dessa situação caótica o mais rápido possível. Nossa folha de pagamento já está em dia, pagamos parte do funcionalismo que estava atrasado desde dezembro, colocamos toda a situação fiscal da prefeitura em dia. Estamos ainda com um problema na Previdência, estamos buscando a certidão previdenciária do município, mas acreditamos que logo isso estará resolvido.

 

Agência PRB Nacional – Durante a campanha, o senhor defendeu a saúde e a infraestrutura como áreas prioritárias do seu governo. Como isso está sendo tratado?
Paulinho do Luzitana – A saúde já está toda reestruturada. Ainda não está ideal como a gente planeja, mas em comparação ao que recebemos, ela está melhor. A educação, que também é uma prioridade, já está funcionando a contento. Agora, nós vamos partir para investimentos na infraestrutura da cidade que está bastante danificada, principalmente nossa malha asfáltica.

 

paulinho-do-luzitana-prefeito-prb-parauna-go-foto-ascom-24-03-2017-03Agência PRB Nacional – Na saúde, o que já foi possível fazer?
Paulinho do Luzitana – Todos os postos de saúde estão com médicos; o hospital está sendo revitalizado; e nossa farmácia básica já está abastecida com medicamentos. Pegamos a prefeitura com apenas uma ambulância funcionando, agora já estamos com seis, servindo à população. Promovemos um mutirão da saúde em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar); adquirimos um laboratório de análises clínicas próprio para o município; temos cinco Postos de Saúde da Família (PSF), sendo que dois são na zona rural; e nosso hospital municipal funcionando. Queremos trabalhar para construir uma sede própria para o hospital, já que hoje pagamos aluguel do prédio. Queremos entregar essa obra até o fim do mandato, o que vai depender de recursos de nossos deputados e governantes.

 

Agência PRB Nacional – O que a população pode esperar para a educação?
Paulinho do Luzitana – Estamos com problemas na conclusão de três escolas iniciadas e abandonadas, queremos agora retomar essas obras e concluí-las. Vamos pleitear em Brasília recursos para construção de mais unidades. Todas as escolas estão funcionando com transporte escolar e merenda em dia, vamos agora reequipar as escolas. Apesar dos problemas que encontramos, está a contento, não temos falta de professores, não temos falta de material escolar e estamos pagando o piso salarial dos professores atualizado.

 

Agência PRB Nacional – Como está a infraestrutura de Paraúna?
Paulinho do Luzitana – Nosso maior problema com a infraestrutura é nossa malha asfáltica, que está toda destruída, além da falta de máquinas e equipamentos. Nosso pátio hoje está todo sucateado, não temos máquina patrol, pá mecânica, nem caminhão. Precisamos reestruturar nosso maquinário, estamos trabalhando nesse sentido, queremos entregar asfalto e calçadas novas.

 

Agência PRB Nacional – O que os moradores do campo podem esperar da sua gestão?
Paulinho do Luzitana – Nossa principal atividade econômica é a agropecuária. Somos o terceiro maior município de Goiás em irrigação. Queremos municipalizar a Secretaria de Meio Ambiente e estamos com um projeto de energia da Celg. Vamos trabalhar para melhorar a oferta de energia elétrica, que é a maior demanda rural do município.

 

Agência PRB Nacional – Como sua gestão pretende gerar oportunidades para a juventude?
Paulinho do Luzitana – Estamos fechando convênios com empresas para o lançamento do Pró-jovem, onde buscamos inserir os jovens no programa Jovem Aprendiz. Fora isso, vamos buscar parcerias junto ao Sebrae para qualificar a mão de obra. Queremos ampliar a oferta do programa e ampliar oportunidades.

 

Agência PRB Nacional – Diante da atual crise em todo o país, como é possível fazer uma administração comprometida com os anseios da população?
Paulinho do Luzitana – A correta aplicação do dinheiro público é a chave para isso. A responsabilidade com as finanças deve vir em primeiro lugar. Depois que você consegue ter uma gestão pública eficiente, que é o que estamos buscando ao equalizar nossa receita com nossas despesas, conseguiremos prestar um bom serviço para a população. Estamos procurando fazer o dever de casa. Queremos fazer tudo com a maior transparência possível e também com a maior retidão no uso do recurso público porque cada ano que passa nossa receita cai. Então, temos que ter responsabilidade e não aumentar despesa, mas trabalhar dentro de nossa realidade. E é o que já estamos fazendo.

 

paulinho-do-luzitana-prefeito-prb-parauna-go-foto-ascom-24-03-2017-02Agência PRB Nacional – Como pretende manter a prefeitura mais próxima da população?
Paulinho do Luzitana – Isso passa pelo cumprimento da Lei de Acesso à Informação. A gente tem um projeto e o compromisso de fazer a nossa gestão a mais transparente possível. Isso acontece a partir do momento em que o cidadão tem acesso aos dados do município e ao gestor público. Eu tenho a preocupação em atender a todos, em momento algum fico longe da população. Quanto mais visibilidade, mais transparência e quanto mais você disser a verdade para a população, mas ela vai participar da vida ativa do município. Hoje as pessoas andam descrentes com a política, então, quanto mais você for transparente, mais você mostra que está trabalhando da forma correta com idoneidade e seriedade e a população apoia essa atitude.

 

Agência PRB Nacional – O que pretende fazer para contribuir com o desenvolvimento do comércio no município?
Paulinho do Luzitana – No mês de maio vamos fazer a semana do empreendedorismo, em parceria com o Sebrae e com o governo do estado, para que, durante uma semana, possamos promover cursos e capacitações para as pessoas, dando novos horizontes e trazendo novas ideias para que o pequeno empresário vislumbre uma linha de trabalho onde ele possa ter sucesso financeiro. Todas as áreas do comércio estão passando por dificuldades, por isso nós estamos buscando a qualificação para darmos apoio nesta parte, para que cada um faça a melhor gestão do seu negócio.

Agência PRB Nacional – Para finalizarmos, conte-nos o que o PRB representa para você.
Paulinho do Luzitana – Filiamos ao partido porque acreditamos muito na política da transparência por conta de ser um partido novo, sem mancha. Aqui na nossa campanha tivemos o apoio do nosso presidente do PRB estadual, o deputado federal João Campos, que em todo momento nos apoiou e esteve presente na nossa jornada. Tivemos amplo apoio do partido no estado, acreditamos que estamos fazendo um bom trabalho, tanto é que a população reconheceu e nos elegeu. Hoje estamos consolidados dentro do partido, as filiações na cidade tem crescido por conta da imagem que estamos passando. Credibilidade, seriedade e honestidade são características do PRB. Venho da iniciativa privada e me filiei ao partido com o propósito de ser uma nova opção para minha cidade. Concorremos com chapa pura e elegemos dois vereadores do PRB (Uidison Borracheiro e Fernando Padeiro). A população acreditou em nossa proposta de mudança e temos tudo para dar certo.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – prefeito Paulinho do Luzitana

 

Reportar Erro