Parceria garante atendimento a menores vítimas de violência sexual durante o Carnaval

Parceria foi firmada entre a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), comandada por Rogéria Santos (PRB) e o Hospital Municipal de Salvador

Publicado em 28/02/2019 - 00:00

Salvador (BA) – Parceria entre a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), comandada pela republicana Rogéria Santos (PRB), a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e a Secretaria de Saúde, com o Hospital Municipal de Salvador (HMS) garantirá atendimento especializado para meninas menores de 12 anos e meninos de 0 a 16 anos, vítimas de violência sexual, durante o Carnaval.

“Essa será a primeira vez que as meninas e meninos vítimas de violência sexual terão essa intervenção para atendimento físico e psicossocial dentro de uma unidade de saúde deste porte, sendo um grande avanço para nossa cidade”, destacou a secretária Rogéria Santos.

De acordo com dados nos últimos dois anos do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) casos relacionados a denúncias de violência sexual contra crianças, adolescentes e mulheres costumam aumentar até 20% no período do Carnaval. Diante dessa realidade a secretária Rogéria Santos, que já atuava em defesa das meninas enquanto vereadora da cidade (agora licenciada), trouxe a pauta para discussão nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, que foi prontamente aprovada pelos órgãos envolvidos.

“É importante ressaltar o belíssimo trabalho que a secretária Rogéria vem realizando, mesmo neste breve tempo à frente da pasta, com muita dedicação e interação”, ressaltou o secretário da SEMPS, Leo Prates, que se colocou à disposição com toda equipe técnica de assistentes sociais da secretaria.

A primeira recepção será realizada por assistente social e/ou psicólogo, que irão assistir tanto a vítima como os pais e/ou responsáveis, tanto nos postos de saúde quanto no próprio Hospital Municipal de Salvador (HMS).

“Existia um vazio na saúde pública do Estado decorrente dessa demanda, que graças a essa parceria com a Prefeitura vamos conseguir suprir, principalmente neste período do Carnaval”, concluiu o secretário da Saúde, Luiz Antônio Galvão.

Texto e foto: Ascom – secretária Rogéria Santos
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro