Prefeito Rogério Cruz destaca projeto de plantio de árvores
Publicado em 1/4/2024 - 15:51 Atualizado em 3/4/2024 - 10:22
Goiânia (GO) – Goiânia alcançou o segundo lugar no Ranking Cidades Sustentáveis entre os municípios do Centro-Oeste, de acordo com um levantamento realizado pela Bright Cities. O ranking, baseado em 40 indicadores oficiais do International Organizations for Standardization (ISO) 37120, reconhece os esforços das cidades em direção à sustentabilidade.
“Goiânia é uma cidade rica em água, com seus vários mananciais que a cortam. Somos a capital mais verde do Brasil e fomos reconhecidos, recentemente, pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Cidade Árvore do Mundo”, disse o prefeito da cidade, Rogério Cruz (Republicanos-GO).
Cruz destacou ainda que sua gestão trabalha para tornar a capital mais sustentável, com milhões de árvores plantadas. “Ficamos em segundo lugar entre municípios da Região Centro-Oeste, mas estamos trabalhando para se tornar mais sustentável, com milhões de árvores plantadas. Para isso, a prefeitura está aberta a projetos de sustentabilidade e está empenhada em melhorar cada vez mais”, disse.
Ranking
Brasília foi a primeira colocada no ranking, seguida por Goiânia, Cuiabá (MT), Itumbiara (GO) e Rio Verde (GO). Ao todo, foram avaliados 319 municípios com mais de 100 mil habitantes, a partir de 40 indicadores, divididos em cinco pilares temáticos (Prosperidade, Gestão, Bem-estar, Segurança e Infraestrutura e Serviços Básicos), que compõem o ISO 37120.
Alguns projetos contribuíram para a posição de destaque de Goiânia no ranking, incluindo avanços na área de transporte público, com a introdução de tecnologia para implantação de uma série de cartões diferenciados no sistema de transporte coletivo, como Cartão Família, Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador e Meia-Tarifa, além da inauguração de sete parques públicos.
Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: cedida