Alimentação saudável para gestantes

Projeto Mãe Nutrida dá dicas e é sucesso em Pacatuba

Publicado em 03/10/2012 - 17:04

Pacatuba (CE) – O prefeito José Roberto Franklin (PRB), conhecido como Zezinho, em parceria com o Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS), traz para as futuras mãezinhas do município o projeto “Mãe Nutrida”. O projeto Mãe Nutrida, é destaque por promover o enfrentamento para a redução da mortalidade infantil e incentivo ao aleitamento materno exclusivo, a partir de uma lógica no gerenciamento das ações de promoção da saúde e alimentação saudável.

O projeto desenvolveu uma cartilha composta por receitas saudáveis destinadas às gestantes, visando uma melhoria da qualidade de vida com enfoque na abordagem técnica das práticas e saberes tradicionais vivenciados na I Oficina de Culinária Saudável para gestantes, realizada em 2010, tendo como principal objetivo o melhor aproveitamento dos alimentos regionais, demonstrando de maneira simples e eficaz como reduzir custos e garantir a qualidade nutricional das refeições, sem abrir mão do sabor, praticidade, e boas práticas durante a manipulação.

Como participar do projeto

Para participar do projeto a gestante precisa estar em situação de vulnerabilidade social e risco nutricional. A mãe ao chegar à unidade de saúde é acompanhada por um enfermeiro que avalia a situação nutricional e gestacional dela, após essa avaliação a gestante é encaminhada ao CRAS e é avaliada por um psicólogo e assistente social, após essa avaliação e feita uma visita domiciliar realizada por uma assistente social. Quando confirmadas as informações e o enquadramento da gestante nos pré-requisitos do projeto, a mãe é cadastrada e recebe um calendário de atividades para participar dos encontros com equipe multidisciplinar.

Edição: Eulla Carvalho – Comunicação Nacional do PRB
Foto: Ascom prefeitura de Pacatuba – CE

Reportar Erro