Deputadas estaduais e federais, além da senadora Damares Alves, iniciam os trabalhos nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional
Publicado em 6/1/2024 - 10:00 Atualizado em 8/1/2024 - 14:50
O mês de fevereiro marcou um capítulo significativo na história do Republicanos, com a posse de deputadas federais e estaduais republicanas em diferentes estados e da primeira senadora eleita pelo partido, Damares Alves (DF). Além das conquistas nos cargos legislativos, as republicanas demonstraram comprometimento social, liderando ações solidárias e promovendo debates sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na política. A diversidade de atuações reflete não apenas a representatividade crescente, mas também o engajamento dessas mulheres em temas cruciais para o desenvolvimento do país.
Em grande parte do país, o dia 1º de fevereiro foi marcado pela posse das doze deputadas estaduais eleitas para a próxima legislatura 2023-2027. Em Sergipe, tomaram posse Dra. Lidiane Lucena; Carminha Paiva e Áurea Ribeiro. Na Paraíba, Francisca Motta e Daniela do Valle. No Amazonas, Dra. Mayara; no Maranhão, Janaína Ramos; no Rio de Janeiro, Tia Ju e no Paraná, Cantora Mara Lima, além da Eliana Bayer que tomou posse como deputada estadual no Rio Grande do Sul, no último dia de janeiro.
Em Brasília, tomavam posse as cinco deputadas federais eleitas no pleito de 2022: Antônia Lúcia (AC); Rogéria Santos (BA); Rosangela Gomes (RJ), que se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos no RJ; Maria Rosas (SP) e Franciane Bayer (RS). O nosso partido ganhou ainda mais representatividade com a posse da primeira senadora eleita pelo Republicanos, Damares Alves (DF), e com a atuação da 1ª suplente de senador Liziane Bayer (RS). Ainda no dia 1º de fevereiro, a deputada federal, Maria Rosas (SP) assumiu o cargo de procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados e destacou a entrega da carta-compromisso da Bancada Feminina para o presidente da Casa, Arthur Lira (PP), e ainda, sobre as perspectivas de trabalho da Procuradoria da Mulher, que permaneceria sob sua gestão até que fosse realizada nova eleição para o biênio 2023-2025.
Na região Norte do país, com o objetivo de promover e apoiar a cultura dos povos originários tradicionais, a republicana Cris Freitas assumiu a Secretaria Executiva dos Povos Tradicionais e Indígenas do Tocantins.
Com o tema, “Transformando Vidas”, o Mulheres Republicanas de Campinas realizou um encontro com a militância feminina do partido. Sob a coordenação da secretária municipal de Campinas, Rosana Olivier, a reunião buscou motivar uma maior participação feminina na legenda e traçar metas para o ano de 2023.
Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, as secretárias em pastas do executivo estadual e municipal foram destaques. A secretária estadual de Esportes do Estado de SP, Coronel Helena (Republicanos-SP), recebeu a visita da deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP), para tratarem sobre o esporte paralímpico e possíveis acordos de parcerias em outras modalidades.
Já a secretária de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava (PR), Janaína Naumann (Republicanos-PR), promoveu no dia (16), o Feirão de Empregos, no 26° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) em parceria com a Agência do Trabalhador da cidade, a fim de proporcionar dicas e oportunidades para os jovens soldados que deram baixa ao período de serviços militares.
A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas (SP), Vandecleya Moro (Republicanos-SP), mandou no dia 22, quatro toneladas de roupas doadas para as vítimas das enchentes no Litoral norte de São Paulo. As doações foram parte da Campanha SOS Chuvas criada para atender vítimas de enchentes da cidade de Campinas, no total foram arrecadados 10 toneladas de doações, entre utensílios domésticos, roupas, calçados, alimentos, fraldas e produtos de higiene pessoal e limpeza. A ação também colaborou com 22 colchões, 52 cestas básicas e 125 cartões Nutrir Emergencial.
No dia 23, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos-GO) nomeou a republicana Maria Yvelônia, para comandar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano da capital goiana.
Durante todo o mês, as republicanas ainda utilizaram seus canais de comunicação para enfatizar os desafios das mulheres na política como uma forma de frisar as conquistas sem esquecer dos avanços necessários.
Texto e arte: Ascom Mulheres Republicanas