Posse das eleitas marca o início do ano e garante o protagonismo das mulheres republicanas ao longo de 2023
Publicado em 5/1/2024 - 15:20
O mês de janeiro de 2023 foi marcado pela atuação destacada de mulheres republicanas em diversas esferas, desde Secretarias Estaduais até a presidência de Câmaras Municipais. Além disso, ações sociais, programas de assistência e iniciativas em prol dos direitos femininos foram evidenciados, consolidando o papel ativo das mulheres no cenário político e social brasileiro. O compromisso com a defesa dos direitos humanos e a promoção do bem-estar da sociedade foram pontos comuns nas ações republicanas.
Os primeiros dias do ano de 2023 foram marcados pelas posses das republicanas em todo o Brasil. Rosangela Gomes, reeleita deputada federal no RJ em 2022, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos no Rio de Janeiro, expressando seu compromisso com a reestruturação do estado. Em São Paulo, a vereadora da capital Sonaira Fernandes assumiu a Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher, destacando o potencial do maior estado brasileiro. Ainda em SP, Coronel Helena Reis, assumiu a Secretaria de Esportes, prometendo tornar o esporte acessível a toda a população. Já no Amapá, a ex-deputada federal Aline Gurgel foi empossada secretária estadual de Assistência Social com o compromisso de garantir segurança social e alimentar para as famílias amapaenses.
Além das secretarias estaduais, o destaque feminino se estendeu aos municípios. Com apenas 23 anos, a advogada e vereadora Letícia Borba foi eleita presidente da Câmara Municipal de Cortês (PE). Já a vereadora Aline Bittencourt, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Jaguaruna (SC) ambas para o exercício de suas funções no biênio 2023/2024. No Município de Guarapuava (PR), a republicana Janaína Naumann assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da cidade. No mesmo período, em Recife (PE), a vereadora Professora Ana Lúcia comemorava a sanção da Lei 18.978, de sua autoria, que determinava a divulgação de mensagens de combate à violência contra a mulher e abuso sexual em shows na cidade.
As ações sociais ganharam força com a atuação das republicanas no executivo municipal. A prefeita de Cachoeira (BA), Eliana Gonzaga, participou ativamente do “Programa Criança Feliz”, entregando kits de enxovais para mães na zona rural cadastradas no CadÚnico. A ação beneficiou 21 mães e gestantes, fortalecendo os cuidados com as crianças e promovendo orientações sobre diversos temas. Já a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas (SP), Vandecleya Moro, apresentou o “Renda Campinas”, o primeiro programa de transferência de renda da cidade, com o objetivo de garantir justiça social, e beneficiar até 25 mil famílias em situação de vulnerabilidade.
Fora do país, as republicanas também se destacaram. A deputada federal Maria Rosas (SP) realizou missão oficial nos EUA para garantir direitos femininos. Com foco no Espaço da Mulher Brasileira, ela buscou fortalecer parcerias e canais de interlocução direta com a comunidade brasileira no exterior.
E a saúde emocional das mulheres no mês que evidencia os cuidados com a saúde mental, não ficou esquecida. O Movimento Mulheres Republicanas de Goiás e do Rio Grande do Sul promoveram eventos presenciais e discussões no ambiente digital em alusão ao “Janeiro Branco” com lideranças do partido e filiadas do Republicanos nos respectivos estados.
Texto e arte: Ascom Mulheres Republicanas