Retrospectiva 2022: Agosto celebra lançamento de candidaturas femininas pelo Brasil

Oitavo mês do ano também teve luta contra a violência contra a mulher

Publicado em 17/1/2023 - 10:49

Brasília (DF) – Faltando apenas dois meses das eleições, o mês de Agosto foi marcado pelo lançamento de importantes candidaturas de republicanas para as eleições 2022. No Distrito Federal, a ex-ministra Damares Alves (Republicanos) confirmou a candidatura ao Senado. Na Bahia, Ana Coelho (Republicanos), foi escolhida para ser candidata a vice-governadora na chapa de ACM Neto (União). No Rio Grande do Sul, a deputada federal Liziane Bayer (Republicanos), foi a indicada para ser a 1ª suplente de Hamilton Mourão (Republicanos-RS) na disputa ao Senado.

As Mulheres Republicanas também estiveram em peso na Convenção Nacional do Republicanos, realizada em São Paulo. Além do presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), o evento, contou com a presença de importantes figuras femininas da legenda, como a deputada federal licenciada e secretária de desenvolvimento social e cidadania do RJ, Rosangela Gomes (Republicanos), da deputada federal e secretária estadual do Mulheres Republicanos de SP, Maria Rosas (Republicanos), a deputada estadual do RJ e secretária nacional do Mulheres Republicanas, Tia Ju (Republicanos), da vereadora da cidade de São Paulo e atual secretária estadual das Mulheres, Sonaira Fernandes (Republicanos), da deputada estadual Edna Macedo (Republicanos-SP), da ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto (Republicanos), da vereadora e secretária estadual do Mulheres Republicanas do Rio de Janeiro, Tânia Bastos (Republicanos), da candidata a deputada federal por SP Renata Banhara (Republicanos) e da esposa do deputado Marcos Pereira, Margareth Pereira, entre outras republicanas.

Em Sergipe, Salete Silva (Republicanos) assumiu a secretária do Mulheres Republicanas do estado. A ex-vereadora de Barra dos Coqueiros (SE) tomou posse do cargo durante um congresso que discutiu a participação das mulheres na política, que reuniu vários filiados e pré-candidatos do Republicanos para as eleições.

Agosto Lilás

Agosto também foi marcado pelo combate a violência contra a mulher. Pela Lei 14.448/2022, foi instituída a campanha Agosto Lilás, que estabelece durante o mês, sejam realizadas em todo país ações de conscientização e esclarecimento da população sobre diversos tipos de violência contra a mulher, além de medidas que podem ser tomadas no âmbito judicial e administrativo.

Entre as diversas ações realizadas pelo movimento em alusão ao Agosto Lilás, a vereadora de Cristalina (GO) Luciana Cândida (Republicanos) discutiu e esclareceu dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, de prevenção e combate a violência doméstica. Em Cortês (PE), a prefeita Fátima Borba (Republicanos), realizou uma série de atividades no município, celebrando os 16 anos da Lei que é referência em todo o mundo na luta a violência contra a mulher.

Fechando o mês, a secretária municipal de assistência social, das pessoas com deficiência e direitos humanos da cidade de Campinas (SP), Vandecleya Moro (Republicanos), reuniu representantes da Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à violência contra a mulher do município, para discutir novos protocolos e medidas de forma mais objetiva para ampliar e consolidar as ações do grupo de trabalho. Criado no mesmo mês de Agosto, o programa conta com a participação de outros departamentos, como a Delegacia de Defesa Mulher e esferas governamentais em conjunto com a sociedade civil, com o objetivo de implantar a cultura da paz.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend