Republicanos assegura compromisso para valorização e participação da mulher na política

Partido considera a participação da mulher na política um dos pilares da democracia e o caminho para uma sociedade mais justa e democrática

Publicado em 8/3/2024 - 12:36 Atualizado em 11/3/2024 - 14:35

Ao celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Republicanos destaca seu compromisso contínuo com a promoção dos direitos das mulheres e a luta contra todas as formas de violência e discriminação. O partido considera a participação da mulher na política um dos pilares da democracia e o caminho para uma sociedade mais justa e democrática.

Dos 510 mil filiados à legenda, quase 260 mil são mulheres. No Congresso Nacional, a bancada feminina republicana conta com sete representantes, seis na Câmara e uma no Senado. As deputadas federais são: Antônia Lúcia, do Acre; Maria Rosas e Ely Santos, de São Paulo; Rogéria Santos, da Bahia; Franciane Bayer, do Rio Grande do Sul; e Mariana Carvalho, do Maranhão. No Senado Federal, o partido conta com a representação de Damares Alves, do Distrito Federal.

O Republicanos tem entre seus movimentos o Mulheres Republicanas, liderado pela secretária nacional e senadora Damares Alves. Como missão, a republicana tem intensificado ações por todo o país para fortalecer a participação e a presença feminina nos espaços de poder. Além disso, o partido é pioneiro na criação do Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher, cuja coordenadora é a deputada federal licenciada, Rosangela Gomes (RJ), atual secretária estadual de desenvolvimento social e direitos humanos do Rio de Janeiro.

8 de março: data para avançar em políticas públicas pelas mulheres

A deputada estadual Carminha de Paiva (Republicanos-SE) destaca que houve muitos progressos em pautas de atenção à mulher, mas que ainda é preciso avançar. “Avançamos muito na luta por nossos direitos, mas infelizmente ainda precisamos de igualdade em vários aspectos da sociedade. Quando damos voz às mulheres, estamos enriquecendo nosso mundo com perspectivas únicas, soluções criativas e um profundo senso de empatia e compaixão”, disse a republicana.

A importância da valorização da mulher também foi destaca pela deputada federal e secretária do Mulheres Republicanas Bahia, Rogéria Santos. “Defendo não apenas a igualdade de direitos, mas também a valorização da singularidade e das contribuições únicas que as mulheres trazem para todos os aspectos da sociedade. Que este dia nos inspire a reconhecer e celebrar o valor de todas as mulheres em suas diversas formas e papéis”, comentou.

“O 8 de março é mais do que um dia de celebração, é uma data política! É um dia para honrar todas as vozes corajosas de mulheres que nos precederam e que possibilitaram avançar nas conquistas que temos hoje. Também é um lembrete de que essa luta não acaba amanhã, e que ela deve ser reivindicada todos os dias, incansavelmente, até que todas as mulheres sejam verdadeiramente livres!”, acrescentou a deputada Francisca Motta (Republicanos Paraíba).

Texto: Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend