Republicanas realizam evento de prevenção ao câncer de mama em Valparaíso (GO) e no Ceará

Diagnóstico precoce aumentam as chances de cura da doença

Publicado em 2/11/2022 - 16:47

Valparaíso de Goiás (GO) – Na última semana, o Movimento Mulheres Republicanas de Valparaíso de Goiás e do Ceará promoveram ações de conscientização em alusão ao “Outubro Rosa”, mês voltado à prevenção do câncer de mama.

Em Valparaíso, por exemplo, o evento foi liderado pela presidente do Republicanos da cidade, a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, que promoveu juntamente com a secretária municipal do Mulheres Republicanas, Noemi Santos, um café da manhã para falar sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença.

“Foi um momento muito agradável de palestras e conversas. O Republicanos Valparaíso tem uma imensa satisfação em trabalhar pela construção de uma sociedade melhor”, disse Yvelônia.

Já no Ceará, a secretária estadual do movimento, Shirley Pinheiro, realizou uma blitz educativa. Foram distribuídos informativos sobre a importância das medidas preventivas em relação ao câncer de mama e de colo do útero.

A ação teve o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

“É de extrema importância conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Vale ressaltar que se a pessoa for diagnosticada precocemente, as chances de cura podem chegar a 95%”, afirmou Shirley.

Sintomas

Os principais sinais suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional, com informações do Inca
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend