Republicanas realizam ato de solidariedade em Salvador 

Evento marcou o lançamento da campanha “Mulher, tome partido!”  

Publicado em 10/7/2023 - 15:46

Salvador (BA) – Na última segunda-feira (03), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) participou de um Ato Nacional em solidariedade a vereadora republicana de Salvador, Ireuda Silva.  O evento contou com manifestações de sororidade e acolhimento, e de muito carinho com a vereadora. Na ocasião, a prefeita de Cachoeira, também na Bahia, Eliana Gonzaga, ressaltou que em 2020 também foi alvo de violência política, tendo sido inclusive, ameaçada de morte.

Sobre as agressões a vereadora Ireuda, Damares afirma que o caso teve repercussão nacional e sessões em desagravo foram aprovadas no Senado Federal e também na Câmara dos Deputados. A parlamentar espera ainda que outras iniciativas de igual teor sejam anunciadas nas Casas Legislativas em todo o país.

“Vocês não têm ideia do tamanho que isso tomou. O Brasil inteiro está falando disso. O que nós estamos fazendo tem uma palavra: Sororidade. Estamos dando um recado que, no nosso partido, ninguém solta a mão de ninguém e nenhuma mulher fica para trás”, disse a senadora.

A mobilização iniciada é marcada também pelo Dia da Igualdade Racial, do qual o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA) fez parte da elaboração da lei do Estatuto da Igualdade Racial, e recebeu da senadora o reconhecimento e honra. Ao mencionar a qualidade e o comprometimento da atuação dos parlamentares do Republicanos, Damares destacou a lei que tipifica como crime a violência política contra a mulher, de autoria da deputada federal licenciada, Rosangela Gomes (Republicanos-RJ). A iniciativa é pioneira e transforma o Republicanos no primeiro partido a se adequar à norma e ter um órgão de prevenção.

A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, acrescentou ainda que “é muito comum uma vereadora, deputada ou senadora estar na tribuna e ser interrompida por um homem. É comum também parlamentares femininas estarem gritando por uma causa e a gente escutar as pessoas dizerem: histérica, louca, TPM e maluca. Nós vamos continuar lutando por aquilo que acreditamos, sem ser chamadas de loucas nesse país”, pontuou.

A senadora aproveitou a oportunidade para também lançar a Campanha Nacional de Conscientização, para que as mulheres que almejam ingressar na vida político-partidária, mas receiam se filiar exatamente por medo de passar por situação semelhante à da vereadora Ireuda, constrangimento público, racismo, sexismo e tantas outras violações dos direitos tomem coragem.

“A campanha ‘Mulher, tome partido’ é a oportunidade de darmos visibilidade às mulheres que tomaram partido por alguma causa, por ela, por sua família, pelo Brasil, e assim despertar outras mulheres por todo o país para que se engajem em nossa agremiação política”, ressaltou Damares.

O evento contou com a presença da coordenadora do Núcleo de Enfrentamento a Violência de Gênero em Defesa das Mulheres e promotora de justiça, Dra. Sara Gama Sampaio; a vice-prefeita de Salvador e secretária municipal de saúde, Ana Paula Matos; o presidente estadual do Republicanos Bahia, e deputado federal (BA), Márcio Marinho (Republicanos-BA) representando a executiva nacional do partido; os deputados estaduais (BA), Jurailton Santos; e José de Arimatéia; e o time de vereadores republicanos da capital, Isnard Araújo; Júlio Santos; Alberto Braga; Arnoldo Simões; e Luís Carlos, licenciado da Câmara de Vereadores.

Texto: Ascom Nacional Mulheres Republicanas 
Foto: Cedida 

 

Reportar Erro
Send this to a friend