Mulheres na política: construção da representatividade 

Pela primeira vez em uma eleição teremos 4 mulheres disputando o cargo de presidente da República 

Publicado em 12/8/2022 - 12:15

Brasília (DF) – Estamos chegando na reta final dos 45 dias que precedem o pleito de 2022. Espero que estejam preparadas para ocuparmos e aumentarmos cada vez mais o nosso espaço tanto no executivo como no legislativo. Até a presente data, temos um marco na história do Brasil desde a redemocratização onde quatro mulheres irão disputar a presidência da República. Além de, pela primeira vez, termos 2 chapas para a presidência compostas 100% por mulheres. Isso demonstra que não estamos nos deixando levar pelas ações de política discriminatória, que são constantemente vistas nas câmaras e assembleias do país.

Acredito que este cenário tem melhorado porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incentiva uma maior participação feminina na política. “O TSE vem se tornando um centro de luta contra a violência política de gênero, sobretudo, e catalisando ações que ampliam a participação feminina em postos de lideranças políticas”, disse a ministra do TSE, Maria Cláudia Bucchianeri.

Precisamos aumentar cada vez mais o engajamento, as forças femininas em conjunto, realizar ações, manter os movimentos em plena atividade mesmo fora dos períodos eleitorais. É de extrema importância darmos publicidade aos feitos daquelas que já nos representam e que irão nos representar, buscarmos sempre estarmos atualizadas nas conquistas do legislativo feminino.

Avante com nossas ideias! Nossa jornada nessa reta final exige muita garra para alcançarmos os lugares que por direito e merecimento devem ser nossos também. Precisamos aproveitar esse momento que está sendo aberto pelos tribunais eleitorais para proclamarmos que somos competentes para ocupar cada cadeira conquistada.

Um enorme abraço em cada uma de vocês republicanas do nosso movimento.

Dra. Virginia Souza
Advogada do Movimento Mulheres Republicanas Nacional e especialista em direito eleitoral, processual civil
Foto: cedida

*Os artigos publicados no Portal Republicanos são de responsabilidade de seus autores.

Reportar Erro
Send this to a friend