Conheça projeto que garante capacitação de mulheres em áreas dominadas por homens

Iara Lopes é autora da proposta vencedora em concurso promovido pelo Mulheres Republicanas

Publicado em 29/4/2024 - 16:28 Atualizado em 11/5/2024 - 09:51

Iara Lopes, pré-candidata a vereadora no município de Vespasiano, Minas Gerais, foi uma das vencedoras do concurso de inovação republicana: ideias que mudam vidas, lançado durante o Encontro Nacional do Mulheres Republicanas em dezembro do ano passado.

Como premiação, ela teve a oportunidade de realizar um tour no Congresso Nacional (Câmara e Senado) e Complexo Republicano (Fundação Republicana Brasileira – FRB, sede nacional do Republicanos e Faculdade Republicana). A republicana também recebeu uma mentoria com especialistas nas áreas de comunicação, jurídico e política, incluindo um encontro exclusivo e personalizado com a secretária nacional do Mulheres Republicanas, senadora Damares Alves.

Projeto

O projeto propõe a capacitação de mulheres em profissões tradicionalmente dominadas por homens, a exemplo da construção civil, engenharia e ciência, abrindo caminho para uma significativa transformação social e econômica, além de combater a violência contra o público feminino.

A republicana destaca que “a iniciativa visa romper barreiras e desafiar estereótipos ao oferecer programas de treinamento e desenvolvimento ajustados às necessidades específicas das mulheres”. Com uma abordagem prática, o projeto apresentado por Iara garante parcerias com empresas, aproveitando infraestruturas já existentes para facilitar o ingresso feminino nesses campos de atuação.

Além de habilidades técnicas, o projeto inclui um robusto programa de mentoria. Mulheres que alcançaram sucesso em suas carreiras compartilharão suas jornadas, oferecendo orientação e abrindo portas para as novas profissionais. “Este aspecto do programa visa criar uma rede de apoio que possa facilitar o crescimento profissional contínuo, permitindo uma troca de experiências que é fundamental no ambiente de trabalho contemporâneo”, comentou a republicana.

O projeto também prevê a realização de campanhas de conscientização sobre o tema, com o objetivo de educar o público sobre a importância de uma sociedade mais igualitária e o impacto negativo dos estereótipos de gênero entre homens e mulheres. “O programa busca construir uma base sólida para o respeito e o reconhecimento sobre o potencial feminino em áreas até então limitadas”, conclui a republicana.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend