Maria Rosas foi a deputada mais votada do partido nestas eleições

A parlamentar fala sobre os desafios do seu segundo mandato

Publicado em 15/11/2022 - 09:03

São Paulo (SP) – A partir de hoje (15), o Mulheres Republicanas apresenta uma série com as principais eleitas do Republicanos nas eleições de outubro. Para estrear nossa coluna, a deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP), parlamentar mais votada do partido nas eleições 2022. Ela foi reeleita para o seu segundo mandato com 94.787 mil votos.

Na Câmara Federal, Maria Rosas foi autora de 32 projetos, coautora de 28 e fez 14 indicações. Ao todo, são 74 proposições e destas, 35 voltadas para a área da pessoa com deficiência. Além disso, a parlamentar defendeu 308 propostas legislativas e participou de 1.590 votações nominais.

Dentre os projetos da parlamentar que mais tiveram destaque nesta legislatura estão: o PL 2190/2019, que implanta a Política Nacional de Emprego Apoiado; o PL 4734/2019 que prevê assistência 24h das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher em todo o país e o PL 3436/2021 que altera a Lei 9.797, que dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde-SUS.

A deputada destinou também, ao todo, mais de R$ 59 milhões por meio de emenda parlamentar, para 90 instituições e 118 municípios paulistas.

Premiações

Maria Rosas foi indicada ao Prêmio Congresso em Foco, por quatro anos consecutivos. O concurso reconhece o trabalho dos políticos mais atuantes do Congresso Nacional.  Na última edição, a parlamentar concorreu as categorias “Melhores na Câmara” e “ Defesa da Educação”, voltada para parlamentares que, desde o início do ano, se destacaram na defesa de propostas legislativas e de ações públicas que contribuam para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade.

Desafios

Eleita para mais quatro anos, a republicana quer continuar trabalhando para que as proposições de sua autoria, que já estão em tramitação, sejam aprovadas em Plenário e sancionadas pelo Executivo. “Na área orçamentária, quero continuar indicando emendas para municípios do meu estado e instituições que têm comprometimento com a causa que defendem e com seus assistidos. Nosso objetivo é defender os valores da família e os princípios cristãos”, disse Rosas.

Mulheres na política

Segundo a deputada, a necessidade de maior representatividade feminina na política é uma questão urgente para que se tenha uma sociedade mais justa. “A caminhada em busca da igualdade na política parece longa e árdua, mas é imprescindível e não pode ser interrompida. Por isso, como procuradora da Secretaria da Mulher, vejo que é preciso aprimorar as campanhas de incentivo à presença da mulher nos espaços políticos. Também é importante alertar as mulheres sobre votar em outras e encorajá-las a concorrer a cargos políticos, afirma.

Atualmente a parlamentar é a primeira procuradora-adjunta da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e secretária estadual do Republicanos Mulher, movimento social que tem o objetivo de engajar mais mulheres na política.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas, com informações da Ascom da deputada Maria Rosas
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend