Cidade do interior paulista está sofrendo com surto de febre maculosa
Publicado em 20/6/2023 - 11:04
Campinas (SP) – Nos últimos dias, a cidade de Campinas (SP) ganhou destaque na mídia pelos quatro óbitos causados por febre maculosa, doença causada pela bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato estrela, após uma festa na zona rural da cidade. Com o surto da doença, a deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) destacou o envio de R$ 5,6 milhões por meio de emendas parlamentares, que fortaleceu a saúde na região.
De acordo com o Ministério da Saúde, 60 casos de febre maculosa já foram confirmados no Brasil este ano e ao menos 11 pessoas morreram por causa da doença. Os casos de Campinas ocorreram na Fazenda Santa Margarida, depois de uma feijoada que reuniu 3,500 pessoas ter sido realizada no local, no último dia 27/05. Outros 16 casos de pessoas que também estiveram no evento estão sendo investigadas. Ao todo, o estado de SP soma nove mortes em 2023. “Desde 2020, já foram enviados somente ao município de Campinas R$ 4,250 milhões em emendas parlamentares por meio de meu mandato, para investimentos na área da saúde, onde possibilitou a compra de insumos e equipamentos para o Hospital da Unicamp, que está dando suporte às demandas da febre maculosa na cidade”, ressaltou Maria Rosas
Também receberam investimentos, as cidades de Valinhos, Sumaré, Atibaia, Paulínia, Louveira e Montemor, que também viabilizou novos medicamentos, computadores, desfibriladores automáticos, dermatoscópio, esfigmomanômetro, aparelhos de ar condicionado, equipagem de unidades de saúde e hospitais de média e alta complexidade, dando mais qualidade aos atendimentos. “Toda a minha solidariedade às vítimas acometidas pela doença e familiares que perderam seus entes queridos. Reitero meu compromisso de um mandato presente e participativo, priorizando a saúde da população de Campinas e região, que podem contar sempre com o meu apoio! Vamos juntos passar por mais essa fase e trabalhar juntos para dar mais qualidade de vida a quem mais precisa!”, disse a parlamentar.
Texto: Ascom deputada federal Maria Rosas
Foto: Douglas Gomes