Republicana propôs a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pessoa Idosa
Publicado em 10/6/2024 - 10:14
Brasília (DF) – Em meio ao Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra idosos, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) lidera uma importante iniciativa ao propor a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pessoa Idosa. A proposta já foi aprovada em várias comissões no Senado e aguarda deliberação no Plenário.
Segundo Damares Alves, o objetivo é unir esforços entre as duas Casas Legislativas (Câmara e Senado) para proteger essa população vulnerável. Esta ação é uma resposta direta ao alarmante aumento da violência contra idosos e à necessidade de políticas públicas eficazes que promovam o bem-estar dessa população. A proposta da Frente Parlamentar inclui ouvir a sociedade, debater com especialistas e articular com instituições públicas e privadas envolvidas com as questões dos idosos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente cerca de 9% da população brasileira é composta por idosos, somando mais de trinta milhões de pessoas. Este número está previsto para aumentar para 25% da população em 2060, o que equivale a aproximadamente 90 milhões de pessoas. Diante desse cenário, o projeto busca evidenciar a necessidade de o Brasil se preparar adequadamente para essa mudança demográfica.
Damares Alves enfatiza que o Brasil ainda não está suficientemente preparado para lidar com o aumento da população idosa, o que torna essencial a conscientização sobre o envelhecimento e as formas de transformar esse desafio em uma solução. “Essa iniciativa busca, antes de tudo, dar à sociedade consciência de seu envelhecimento e das inúmeras formas de fazer disso uma solução e não um problema. Nós, representantes eleitos, devemos ouvir sempre a sociedade, debatendo com especialistas e nos articulando com os braços institucionais, públicos ou privados, que têm encargos relativos às pessoas idosas. Representar a população é, antes de tudo, representar-lhes os sentimentos e os pensamentos. Vamos articular as pessoas idosas ao desenvolvimento da sociedade, e isso será feito em nome de valores cristãos e por ambição de um mundo melhor”, comentou a republicana na justificativa do projeto.
A senadora republicana conclama a sociedade a se unir nesse esforço para acabar com a violência contra os idosos, lembrando que “Respeito não envelhece”. Para ela, o Junho Violeta serve como um lembrete de que todos devem trabalhar juntos para proteger e respeitar a população idosa, garantindo que possam viver com dignidade e segurança.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional