“Temos que priorizar crianças e adolescentes nas políticas públicas”, afirma Damares Alves

Republicana tem como bandeiras de atuação no Senado a defesa das crianças, mulheres, assistência social e direitos humanos

Publicado em 1/4/2024 - 10:59

Brasília (DF) – A história de Damares Alves é uma fonte de inspiração para milhões de brasileiras, marcada por uma dedicação incansável aos direitos humanos, às mulheres, à assistência social e, especialmente, à proteção das crianças. A jornada da republicana começou aos 16 anos, quando decidiu dedicar sua vida ao trabalho com crianças vulneráveis.

A republicana nasceu no Paraná, mas percorreu vários estados brasileiros, a exemplo de Alagoas, Bahia, Sergipe, São Paulo e outros. É advogada e pedagoga e atuou por mais de 20 anos como assessora parlamentar no Congresso Nacional. Em 2019, foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, cargo ocupado até março de 2022, quando saiu para concorrer às eleições ao Senado Federal. Foi eleita senadora com o apoio de mais de 714 mil eleitores pelo Republicanos Distrito Federal.

Sua atuação como assessora parlamentar, antes mesmo da Assembleia Nacional Constituinte, abriu caminhos para uma atuação com experiência no Parlamento Brasileiro. “Estou aqui desde 1988. Fiz direito, mas antes disso, trabalhei no Congresso, antes mesmo da Constituinte. Ter morado em alguns estados me ajudou a compreender essa nação gigante e diversa. Isso me ajudou a chegar onde cheguei”, comentou a republicana.

Em seu primeiro mandato como senadora da República, Damares tem como bandeiras de atuação a defesa das crianças e adolescentes, educação, segurança pública, assistência social, mulheres e direitos humanos. “Temos que priorizar crianças e adolescentes nas políticas públicas. Me candidatei para ter voz nessa Casa e quero trabalhar muito nos próximos anos para que as crianças sejam protegidas. Sou otimista com essa legislatura”, afirmou a republicana.

Como senadora e secretária nacional do Mulheres Republicanas, Damares Alves tem uma visão privilegiada sobre os avanços e os desafios ainda presentes para as mulheres no Brasil. Para ela, é preciso ampliar a participação feminina nos espaços de decisão. “Ainda somos minoria no Judiciário, no Executivo e no Parlamento também, mesmo sendo maioria da população. Temos feito esse trabalho aqui, no Mulheres Republicanas. Queremos incentivar essa mulher a deixar a timidez de lado e buscar seu espaço. Muitas delas não reconhecem o potencial que têm. Não se veem como líderes e, por isso, a importância da preparação que temos oferecido por meio de nosso movimento. Queremos a mulher bem preparada, pois bem preparada, ela estará mais confiante”, disse.

Avanços e desafios frente ao Mulheres Republicanas

Em apenas um ano à frente do movimento Mulheres Republicanas, Damares Alves já marca significativas vitórias em prol da representação feminina no cenário político nacional.

“O país atravessa um período complicado, repleto de desafios ainda a serem superados. Porém, não podemos deixar de reconhecer e celebrar as vitórias alcançadas nos últimos anos. O rol de direitos conquistados pelas mulheres é histórico, e nosso trabalho agora é assegurar que esses direitos sejam plenamente respeitados e implementados”, disse Damares.

Um dos focos de sua liderança tem sido a luta contra a violência doméstica, uma questão ainda alarmante no país. Damares aponta para a necessidade de uma mobilização coletiva. “Temos leis rigorosas, mas a percepção de violência continua em ascensão. Empresas, Estado e instituições religiosas, todos devem se unir neste combate,” afirma. Damares enfatiza que mulheres vítimas de violência devem se sentir encorajadas a denunciar e a buscar ajuda, destacando que “existe uma rede de proteção pronta para apoiá-las, inclusive no caminho para a independência financeira”.

Sob sua gestão, o Mulheres Republicanas testemunhou um crescimento expressivo no número de filiadas. “No último ano, filiamos 7.079 mil mulheres, um aumento de 98% em comparação com 2022. É um avanço significativo, mas ainda há muito por fazer”, reflete Damares. “A missão de incentivar mulheres a entrar na política e a fazer a diferença é contínua. Nosso objetivo é eleger o maior número possível de prefeitas e vereadoras republicanas nas próximas eleições”, revela Damares, destacando o compromisso do movimento em fortalecer a voz das mulheres nos quatro cantos do país.

A liderança de Damares Alves no Mulheres Republicanas simboliza um momento de transformação e esperança para mulheres em todo o país, reiterando a importância de sua participação ativa na política e na sociedade.

Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend