Retrospectiva 2022: Incentivo à inserção e valorização da mulher na política marcam o mês de Março

Durante o mês foram promovidas ações em prol da participação da mulher no processo eleitoral e várias homenagens  

Publicado em 11/1/2023 - 10:58 Atualizado em 13/1/2023 - 10:41

Brasília (DF) – Com o objetivo de aumentar a representatividade feminina na política e o incentivo à filiação das mulheres nos partidos, a secretária Nacional de Política para Mulheres, Cristiane Britto, lançou a campanha Filia Mulher. Até o dia 2 de abril, as mulheres tiveram a oportunidade de se filiar para disputar uma vaga nas eleições 2022.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Renata Sene, prefeita de Francisco Morato (SP), participou do evento “Violência Nunca Mais”, em defesa da vida das mulheres. Durante a solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes foi anunciada a instalação da Casa da Mulher na cidade.

Mas, as comemorações não pararam por aí. No dia 10 de março, um encontro promovido pelo Mulheres Republicanas contou com a presença da secretária estadual do Mulheres em Goiás, Rosa Bravo, da secretária distrital do movimento, Tânia Teixeira, e demais autoridades do Republicanos local. O objetivo foi o de conscientizar as mulheres da cidade sobre a importância de participar do processo eleitoral e criar uma executiva municipal do movimento.

Como forma de apoiar as mulheres interessadas em participar da política, durante a comemoração de 15 anos da Fundação Republicana Brasileira (FRB), a deputada estadual e secretária nacional do Mulheres Republicanas, Tia Ju, anunciou ao lado do presidente da FRB, Rusembergue Barbosa, o lançamento da Escola de Formação de Candidatas Republicanas. A iniciativa pioneira visa promover a capacitação e qualificação das pré-candidatas do partido para as eleições de outubro.

Eventos

Outros encontros em prol da inserção da mulher na política ocorreram em diversos estados. Em São Paulo, sob a direção da deputada federal Maria Rosas, foi realizado o encontro estadual e municipal de mulheres republicanas, de forma híbrida para tratar de assuntos importantes que destacam o papel da mulher em políticas públicas de enfrentamento a violência, saúde, empreendedorismo e a inserção na política.

O I Workshop do Mulheres Republicanas em Minas Gerais com o tema Mulher, mostra sua força, debateu ideias sobre a participação feminina na política. Durante o evento, foram realizadas várias palestras sob a coordenação da secretária estadual, Joelma Reis.

Na Região Sul, as gaúchas se reuniram na Câmara de Vereadores de Ibirubá (RS), em conjunto com a secretária estadual do movimento, Beth Colombo, e a executiva da secretaria municipal do movimento feminino. Na Casa foi promovida a segunda edição do encontro “Mulheres e a política”, iniciativa tem por objetivo visitar fazer com que as mulheres connheçam as bandeiras defendidas pelo partido em cada um dos municípios gaúchos onde o Republicanos tem prefeitos.

O mês de março ainda contou com a chegada de novas filiadas ao partido dentres elas: Franciane Bayer, deputada estadual; Liziane Bayer, deputada federal e Eliana Bayer, cunhada das deputadas. Além da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, do ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e da secretária nacional de Política para as Mulheres, Cristiane Britto.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: cedida 

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend