Diálogo e troca de experiências marcam o primeiro dia do Encontro Nacional do Mulheres Republicanas

Lia Fahey, integrante do partido Republicano dos EUA, destacou a luta pela inclusão das mulheres na política

Publicado em 12/12/2023 - 09:03 Atualizado em 13/12/2023 - 14:51

Brasília (DF) – O I Encontro Nacional do Movimento Mulheres Republicanas teve início nesta segunda-feira (11) com um profundo diálogo e a troca de experiências, abordando temas relevantes como o desenvolvimento de políticas públicas, protagonismo social e desafios para consolidar práticas políticas eficazes. Palestras e painéis, ao longo do primeiro dia, proporcionaram um ambiente de aprendizado e inspiração.

Pela manhã, destacou-se o painel sobre Direitos Humanos, mediado pela senadora e secretária nacional do Mulheres Republicanas, Damares Alves (Republicanos-DF). Os debatedores Cláudio Panoeiro, advogado da União e ex-secretário nacional de Justiça, juntamente com a Coronel Helena Reis, secretária de Esportes do Estado de São Paulo, enriqueceram o debate.

A tarde começou com a palestra “Mulheres Conservadoras em cargos de Liderança: desafios e impactos para uma sociedade forte”, ministrada por Lia Fahey, integrante do Movimento Mulheres Republicanas do Partido Republicano dos Estados Unidos. Lia compartilhou sua experiência no partido norte-americano, destacando a luta pela inclusão das mulheres na política. Damares Alves e Lia Fahey também abordaram as semelhanças entre os partidos em questões como acolhimento de imigrantes, inclusão de indígenas e travestis.

O painel “Republicanas no Parlamento” contou com a participação das deputadas federais Antônia Lúcia, Maria Rosas e Rogéria Santos, além da deputada estadual Tia Ju. Moderado por Tiana Maria, chefe de gabinete da liderança do Republicanos na Câmara dos Deputados, o painel tratou de temas como a importância das procuradorias da Mulher na defesa dos direitos femininos e a participação das republicanas nas câmaras municipais e assembleias estaduais.

Representação equitativa

A deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP), procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, ressaltou a relevância dessas procuradorias em assegurar direitos e serviços às mulheres em todo o país. A deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ) compartilhou sua trajetória e sua defesa pela maior participação de mulheres nas mesas diretoras das casas legislativas.

Tia Ju fez história ao se tornar a primeira mulher a se candidatar à presidência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e a primeira negra a pleitear essa posição. Em resposta a esse desafio, assumiu a 2ª secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio e, hoje, detém o cargo de segunda vice-presidente na Casa de Leis Fluminense. Sua atuação é marcada por um compromisso notável em trabalhar em defesa de grupos vulneráveis, destacando-se como uma líder dedicada e pioneira na busca por uma representação mais inclusiva e equitativa.

Rogéria Santos destacou sua iniciativa legislativa que permite o uso do FGTS em casos de violência doméstica ou para mulheres responsáveis por famílias em situações especiais.

O painel seguinte foi sobre a construção de políticas públicas com as palestrantes Aline Gurgel, secretária de Assistência Social do Amapá, Sonaira Fernandes, secretária de Políticas Públicas para Mulher de São Paulo, Vandecleya Moro, secretária de Assistência Social de Campinas, e Maria Yvelônia, secretária de Desenvolvimento Humano e Social de Goiânia.

Aline Gurgel enfatizou que políticas públicas efetivas demandam ação concreta, citando como exemplo a construção de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em seu estado, o maior centro de acolhimento para mulheres vítimas de violência no Acre. Essa conquista foi resultado de sua articulação política e da destinação de uma emenda parlamentar de sua autoria. O painel foi conduzido pela deputada federal Maria Rosas.

Republicanas pela vida

O último painel do dia destacou “Republicanas pela Defesa da Vida”, reunindo defensoras da vida como a deputada federal Franciane Bayer (Republicanos-RS), coordenadora do Mulheres Republicanas da Região Sul; Cristiane Britto, secretária Geral Executiva do Movimento Nacional Mulheres Republicanas, ex-Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – MMFDH, e ex-Secretária Nacional de Políticas Públicas para Mulheres; além dos debatedores Fábio Vidal, professor e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas – NEP da FRB – Fundação Republicana Brasileira, e o médico ginecologista e obstetra, Adriano de Oliveira Sousa.

Este painel abordou questões relacionadas contra o aborto, possibilitando uma visão abrangente e especializada sobre o tema. O engajamento e a interação entre os debatedores e a plateia foram elementos marcantes deste momento do encontro nacional, reforçando o compromisso do Movimento Mulheres Republicanas em abordar temas relevantes para a sociedade brasileira.

A força do Mulheres Republicanas

O Movimento Mulheres Republicanas, com metas ambiciosas para 2024, busca aumentar sua representatividade, investindo em recursos como kit de marketing político, discursos e propostas de políticas públicas. Damares Alves incentivou a ampliação do número de candidatas para fortalecer a presença feminina nas câmaras municipais.

Este ano, o Mulheres Republicanas filiou 6.348 mulheres como parte da campanha de filiação “Mulher, tome partido”, iniciada em maio. O evento continua promovendo o diálogo, a troca de experiências e o fortalecimento do papel da mulher na política brasileira.

Texto e foto: Ascom Mulheres Republicanas

Saiba mais

Estrutura e serviços de preparação para as eleições são destaques no I Encontro Nacional do Mulheres Republicanas

Marcos Pereira destaca e fortalece o papel das mulheres nas Eleições 2024

Capacitação foi o ponto principal do segundo dia do I Encontro Nacional Mulheres Republicanas

Palestras e oficinas capacitam mulheres para as eleições 2024

Mulheres Republicanas de todo o país participam do I Encontro Nacional do Movimento em Brasília

“Vamos fortalecer cada uma de vocês e depois, juntas, mudar o Brasil”, afirma Damares Alves

 

Reportar Erro
Send this to a friend