Descomplicando a Legislação:  Mulheres são maioria do eleitorado brasileiro 

As eleitoras representam 52,65% das pessoas aptas a votar

Publicado em 02/09/2022 - 13:44

Brasília (DF) – Faltam exatos 30 dias para as eleições e as nossas forças devem se concentrar na conquista por mais lugares no cenário político brasileiro. A representação para as eleições de 2022 continua trazendo o eleitorado feminino em sua maioria. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  indicam que dos mais de 156,4 milhões de eleitores que poderão participar do pleito nos dois turnos, 52,65%, pouco mais de 82,3 milhões, são do gênero feminino e 74 milhões do masculino, o que equivale a 47,33%. Estamos em vantagem e precisamos usar isso em favor da ocupação dos cargos eletivos, para que possamos conquistar ainda que a passos curtos uma igualdade no poder público.

O fortalecimento e a participação das mulheres nos espaços de decisão é um dos eixos prioritários de atuação das políticas para mulheres. A sub-representação é um dos fatores que impede a equidade de gênero. É notório e transparente que as mulheres encontram grandes dificuldades em ocupar espaços de poder, serem eleitas ou ter voz ativa nas tomadas de decisões políticas.

A não ocupação desse lugar nos deixa à margem dos processos de elaboração das políticas públicas, além de enfraquecer a democracia. Promover a formação política e incentivar a participação das mulheres para que ocupem cargos de liderança política, possibilita uma democracia mais sólida e representativa.

O Movimento Mulheres Republicanas se preocupa com isso e reúne mulheres fortes, que lutam e colocam em prática sem medo os ideais de igualdade e acolhimento, por meio daquelas que já ocupam cadeiras no poder público, e das que estão em busca do seu lugar nas lideranças políticas e de todas as demais colaboradoras que se doam para que tudo isso aconteça. Parabéns a cada uma de vocês!

Dra. Virginia Souza
Advogada do Movimento Mulheres Republicanas Nacional e especialista em direito eleitoral, processual civil
Foto: cedida

*Os artigos publicados no Portal Republicanos são de responsabilidade de seus autores

Reportar Erro
Send this to a friend