Projeto é de autoria da deputada federal Maria Rosas (SP) em parceria com a ex-deputada Aline Gurgel (AP)
Publicado em 10/8/2023 - 15:45
Brasília (DF) – A Comissão da Saúde aprovou nesta quarta-feira (8), o PL 4365/20 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, para especificar a terapia nutricional.
A proposta de autoria da deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) contou com a colaboração da republicana e ex-deputada Aline Gurgel e tem como objetivo avançar as discussões sobre as ações de promoção, proteção e recuperação da pessoa com transtorno do espectro autista, para prevenir doenças que afetam o estado nutricional do paciente, por exemplo, diabetes, obesidade, desnutrição, intolerância a glúten, entre outras que impactam diretamente a vida da pessoa com autismo e sua família.
Para a deputada Maria Rosas, é fundamental priorizar ações para as pessoas com autismo em todos os aspectos. “É de extrema importância que os gestores de saúde promovam políticas públicas que atendam a essa população. Afinal, são cerca de 2 milhões de autistas no Brasil e merecem atenção e prioridade. Nosso compromisso e cuidado com a pessoa com deficiência passa por todos os aspectos, qualidade de vida, saúde, educação, acessibilidade, equidade e inclusão social”, destacou.
O projeto será analisado ainda pela Comissão da Pessoa com Deficiência (CPD) e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJC).
Texto: Ascom deputada Maria Rosas
Foto: cedida