Aprovado: projeto institui campanha de alerta sobre o câncer infantojuvenil

A campanha, que será realizada anualmente em setembro, consistirá em uma série de ações de mobilização e sensibilização

Publicado em 26/1/2024 - 10:12

Aracaju (SE) – A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou o Projeto de Lei nº 407/2023, apresentado pela deputada Áurea Ribeiro (Republicanos-SE), que institui a campanha “Setembro Dourado”. A iniciativa visa aumentar a conscientização sobre o câncer infantojuvenil e promover a detecção e diagnóstico precoce da doença.

A campanha, que será realizada anualmente em setembro, consistirá em uma série de ações de mobilização e sensibilização. O objetivo é alertar profissionais de saúde, pais e a sociedade em geral sobre os sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, buscando um diagnóstico precoce e eficaz. O símbolo da campanha será um pequeno laço dourado.

Áurea Ribeiro destaca que os eventos da campanha podem envolver diversas entidades, incluindo o Poder Executivo, Legislativo, universidades, empresas privadas, entidades de apoio, associações de bairro e órgãos interessados. “Setembro Dourado” agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Sergipe.

O câncer infantojuvenil é um grupo de doenças caracterizado pela proliferação descontrolada de células anormais, podendo afetar qualquer parte do organismo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esta doença afeta principalmente as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação, sendo a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. Os sintomas incluem distúrbios visuais, aumento dos linfonodos, dor de cabeça persistente acompanhada de vômito ou sinais neurológicos.

A aprovação deste projeto representa um passo significativo na luta contra o câncer infantojuvenil, buscando educar a população e incentivar o diagnóstico precoce para aumentar as chances de tratamento eficaz.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Com informações e foto da Assessoria

Reportar Erro
Send this to a friend