Ana Lúcia defende criação de centro de referência para pessoas com autismo no Recife

Medida ajudaria a superar barreiras no acesso aos serviços necessários, e além de suporte multidisciplinar e abrangente

Publicado em 22/4/2024 - 09:56

Recife (PE) – Durante a sessão ordinária da Câmara do Recife, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) se destacou ao discutir a necessidade urgente de melhorar o atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade. A vereadora abordou o tema ao comentar o requerimento que solicita a criação de um centro de referência para o atendimento de pessoas com autismo, destacando a importância de um suporte multidisciplinar e abrangente.

Ana Lúcia, que também é autora de um projeto de lei que propõe a criação de um centro similar, explicou a relevância de centralizar os serviços de atendimento em um único local. “É importante a criação de um centro para que todas as crianças do Recife possam ter, em um único local, todas as terapias que elas precisam. Isso facilita muito para as famílias e para as mães,” disse a vereadora, enfatizando como esse centro ajudaria a superar barreiras no acesso aos serviços necessários.

A parlamentar apontou que, atualmente, a Policlínica Lessa de Andrade na Madalena é o único centro que oferece um “atendimento global” para o TEA, uma situação que ela considera insuficiente para as necessidades da comunidade. Ana Lúcia frisou a importância do acolhimento em detrimento da mera emissão de laudos. “O laudo não é o instrumento mais importante para a inclusão, e, sim, o acolhimento. Esse é o mais importante. O laudo vai direcionar essas famílias para que possam ir em busca das terapias e que os filhos tenham autonomia,” informou.

Além de sua iniciativa legislativa, Ana Lúcia destacou a importância da educação e do conhecimento no tratamento do autismo, compartilhando experiências de uma jornada realizada pela Associação Afeto, que trabalha pelo bem-estar e tratamento da pessoa com autismo. “Quando o professor conhece mais, quando a família abre as portas para o atendimento nas unidades de saúde, ela começa a conhecer mais,” comentou a vereadora, ressaltando como o desconhecimento pode levar a mal-entendidos e julgamentos errôneos sobre o comportamento das crianças com autismo.

Com a discussão sobre a criação de um centro de referência e a melhoria das políticas públicas do TEA , Ana Lúcia continua a usar sua voz para advogar por mudanças significativas que promovam a inclusão e melhorem a qualidade de vida das pessoas com autismo em Recife, demonstrando seu compromisso com uma das bandeiras mais importantes de seu mandato.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Foto: Divulgação

Reportar Erro
Send this to a friend