Câmara Municipal de Porto Alegre discute violência e fraudes contra a população idosa

Tema da reunião foi sugerido pelo vereador Alvoni Medina

Publicado em 22/6/2023 - 09:00

Porto Alegre (RS) – A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS), realizou na última terça (20), um debate sobre a violência contra a pessoa idosa e as fraudes em empréstimos aplicadas a esta parcela da população. O tema foi proposto pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos-RS) e foi alusivo ao Junho Violeta, Mês de Conscientização Contra Violência à Pessoa Idosa.

O evento também contou com a participação de representantes do Procon de Porto Alegre, da Delegacia da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa da capital gaúcha.

Na sua fala, o parlamentar falou sobre a importância de se discutir o assunto. “Em 15 de junho, é lembrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Abuso Contra Idosos e surgiu a ideia de fazermos esse evento, com palestras que pudessem informar a esta população”, destacou Medina. Segundo o vereador, as pessoas com mais de 60 anos são as que, estatisticamente, tem propensão mais acentuada a serem vítimas de golpes. “Infelizmente, os ‘malandros’ andam por aí, com mentes férteis para criar fraudes. A internet vem para ajudar, as redes sociais trazem benefícios, mas é preciso ter cuidados”, destacou o parlamentar.

Ao final, o colegiado julgou ser necessária a atenção e acolhimento à toda população idosa de Porto Alegre, mas que isso vai depender da construção entre o poder público e a sociedade civil, priorizando a implementação de novas leis e ações que promovam o bem estar e contribuam com a proteção aos idosos.

Texto: ARCO – Agência Republicana de Comunicação
Fotos: cedidas 

Reportar Erro
Send this to a friend