Idosos Republicanos realiza seminário sobre riscos de crimes virtuais no Rio Grande do Sul

Seminário teve como tema “Pessoa Idosa da Atualidade”

Publicado em 29/5/2023 - 17:00 Atualizado em 5/6/2023 - 14:31

Porto Alegre (RS) – O Idosos Republicanos Rio Grande do Sul promoveu, no último sábado (27), o Seminário “Pessoa Idosa da Atualidade”. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) e teve como objetivo orientar as pessoas com mais de 60 anos sobre o combate e prevenção aos crimes digitais.

O secretário nacional do Idosos Republicanos, o ex-deputado federal Ossesio Silva (PE), enviou uma mensagem que foi exibida no início do encontro. Logo após, o secretário estadual, vereador Alvoni Medina (Republicanos-RS), destacou a importância da atualização sobre o uso das ferramentas digitais aos idosos. “É importante que nossos idosos se atualizem, pois eles sofrem golpes, muitas vezes, por falta do hábito de operar telefones celulares. Eles precisam usar a internet, essa ferramenta que todos necessitamos ter contato na nossa vida e atividades do dia a dia”, explicou Medina.

O seminário contou ainda com três palestras sobre o combate e prevenção aos crimes digitais contra as pessoas desta faixa etária. A inspetora da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso de Porto Alegre, Francine Moitinho Coreixas, falou sobre o perigo das redes sociais e os crimes virtuais potencializados pela internet. “Muito importante é manter a calma, que é mais fácil identificar o que um eventual golpista está pedindo. Por exemplo, se ele está oferecendo uma vantagem muito fácil”, contou Francine, que tem dez anos de experiência nesta delegacia. Entre as dicas, é bloquear a foto do perfil no WhatsApp para as pessoas fora dos contatos mais íntimos e não repassar dados pessoais em pedidos de cadastros em telefonemas ou mensagens virtuais.

Já o instrutor de informática e tecnologia para terceira idade, Márcio Rogério Belsarena Menezes, abordou o tema “Idosos: Como ter segurança nas redes sociais e aplicativos”. A médica geriatra da Marinha do Brasil e professora da pós-graduação em Geriatria, Ariette Rolli dos Santos, falou sobre o acesso a informações de saúde na internet e a prática do auto diagnóstico via Google.´

Além de representantes da capital gaúcha, o seminário contou com a participantes dos municípíos de Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Viamão e Canoas.

Saiba mais:

Segundo levantamento feito pela fabricante de segurança cibernética Kaspersky, apenas 33% dos internautas acima dos 55 anos em todo o mundo têm ciência de que pode estar sendo espionado pela webcam sem consentir. Outros 25% dos usuários mais velhos desconfiam em compartilhar sua localização, se comparado com 39% na média de todas as faixas de idade.

Texto e foto: Ascom Idosos Republicanos RS

Reportar Erro
Send this to a friend