Projeto de Julio Cesar que obriga presença de educador físico em escolas vai à sanção

Projeto obriga a presença de professor licenciado em Educação Física no sistema de ensino do Distrito Federal, desde as séries iniciais do ensino infantil

Publicado em 19/4/2017 - 00:00

Projeto obriga a presença de professor licenciado em Educação Física no sistema de ensino do Distrito Federal, desde as séries iniciais do ensino infantil

Brasília (DF) – O Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, nesta terça-feira (18), a obrigatoriedade da presença de professor licenciado em Educação Física no sistema de ensino do Distrito Federal. O Projeto de Lei 903/2016, de autoria do deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF), segue agora para sanção do governador Rodrigo Rollemberg.

O republicano explica que todos os alunos da educação básica serão beneficiados com a iniciativa. “A proposta garante a disciplina na educação infantil, ensinos fundamental, médio e especial. O objetivo é assegurar que a educação física seja integrada à proposta pedagógica dos estabelecimentos de ensino”, afirma o parlamentar.

julio-cesar-prb-pl-que-obriga-presenca-de-educador-fisico-em-escolas-vai-sancao-foto-ascom-19-04-17-02Julio Cesar aponta que somente aqueles que tiverem formação completa no curso superior de Educação Física poderão exercer a docência e orientar a prática da disciplina na rede pública do DF. “A disciplina de educação física deve ser ministrada por profissionais da área. São profissionais que estudaram, se capacitaram e especializaram para entender as necessidades e limitações de cada aluno”, disse.

O parlamentar do PRB informa, ainda, que a proposta estabelece prazo de um ano progressivamente para que a prática seja implantada no ensino infantil e nos quatro primeiros anos do ensino fundamental. “Estamos num momento de grande informatização onde crianças e adolescentes estão cada vez mais expostos aos dispositivos eletrônicos. É louvável atrelar o ensino a instrumentos eletrônicos como forma de otimizar o aprendizado. No entanto, isso também pode trazer consequências. Um exemplo disso é que as crianças e adolescentes estão cada vez mais sedentários. Isso é questão de saúde pública, pois o sedentarismo traz consigo vários problemas de saúde. A melhor coisa para mudar esse cenário é trabalhar com a prevenção”, defende o parlamentar.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend