Projeto de David Durand previne doenças ocupacionais em professores do Ceará

Projeto de David Durand previne doenças ocupacionais em professores do Ceará

“Nossa intenção é que os profissionais da educação possam ter uma assistência adequada para qualquer doença que seja consequência do exercício da sua profissão”, explica o republicano

Publicado em 28/09/2017 - 00:00

Projeto de David Durand previne doenças ocupacionais em professores do Ceará
“Nossa intenção é que os profissionais da educação possam ter uma assistência adequada para qualquer doença que seja consequência do exercício da sua profissão”, explica David Durand

Fortaleza (CE) – A Assembleia Legislativa do Ceará analisa projeto do deputado estadual David Durand (PRB-CE) que sugere ao governo do estado criar uma política de prevenção às doenças ocupacionais do educador da rede estadual de ensino.

“Nossa intenção é que os profissionais da área de educação possam ter uma assistência adequada para qualquer doença que seja consequência do exercício da sua profissão”, explica David Durand na proposta.

Pelo projeto, os profissionais encaminhados para tratamento deverão ter prioridade no tratamento e acompanhamento detalhado, principalmente no que diz respeito aos processos burocráticos de licença médica, quando for o caso.

Segundo o parlamentar, estudos apontam a ocorrência comum de doenças relacionadas ao exercício da profissão do educador que acometem a coluna, processos alérgicos, problemas com a voz, assédio moral, a síndrome de Burnout, agressão física dentro da escola e além de outras de cunho emocional.

Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a segunda maior causa de incapacitação para o trabalho. Com relação à voz, os docentes têm 14,8 vezes mais chances de serem afastados do trabalho do que trabalhadores em saúde, três vezes mais do que profissionais como bancários e 1,5 vez mais do que profissionais de rádio e tevê.

“Dessa forma, tão importante quanto discutir estratégias pedagógicas é preciso também se desenvolver um programa que trabalhe com meios de prevenir e encaminhar para tratamento estes profissionais com a ocorrência destas moléstias”, finalizou David Durand.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend