“Vamos trabalhar para fortalecer Pernambuco e o Brasil”, afirma Silvio Costa Filho

O entrevistado desta semana é Silvio Costa Filho, presidente estadual do PRB Pernambuco e deputado federal eleito

Publicado em 03/12/2018 - 00:00

 

O resultado das eleições deste ano, o PRB Pernambuco garantiu duas cadeiras na Câmara dos Deputados (Silvio Costa Filho e Ossesio Silva) e uma na Assembleia Legislativa (William Brigido). Para falar sobre o crescimento do partido e também quais serão as bandeiras a serem defendidas no novo mandato, conversamos com o presidente estadual do PRB Pernambuco, deputado federal eleito, Silvio Costa Filho.

Além de destacar como será o ritmo de trabalho da bancada republicana, Silvio deixou claro que o partido tem o compromisso de votar a Reforma da Previdência, Pacto Federativo e trabalhar para a retomada do crescimento do país.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Qual avaliação podemos fazer do resultado da urnas 2018 para o PRB Pernambuco?
Silvio Costa Filho – Nós estamos animados e sobretudo gratos ao povo de Pernambuco pela votação que recebemos. Mais do que dobramos a votação em relação às eleições de 2014 e se antes não tínhamos nenhum deputado federal, conquistamos duas vagas. Eu tive o privilégio de ser eleito por 109 mil pernambucanos que acreditaram no nosso trabalho e entendem que tenho condição de representar Pernambuco no Congresso Nacional. Conseguimos eleger o deputado estadual Ossesio Silva para deputado federal, com uma expressiva votação. O PRB saiu de 66 mil votos em 2014 e saltou para quase 180 mil neste ano, isso demonstra um crescimento importante do PRB em Pernambuco e agora temos que trabalhar para continuar nesse caminho.

 

Agência PRB Nacional – O que esperar da atuação da bancada de Pernambuco na Câmara dos Deputados?
Silvio Costa Filho – Muito trabalho e dedicação não vão faltar em nossos mandatos, tenho certeza disso. A gente espera que, ao lado da bancada republicana composta por 30 deputados de 19 estados brasileiros, possamos trabalhar juntos, votando as pautas importantes para o Brasil e para Pernambuco, sobretudo na defesa do povo brasileiro, trabalhando por mais emprego e renda para nossa população.

 

Agência PRB Nacional – Quais serão as bandeiras defendidas pelo PRB Pernambuco tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa?
Silvio Costa Filho – Eu penso que o Brasil tem um encontro marcado com a Reforma da Previdência. Naturalmente vamos votar uma reforma que não penaliza o povo brasileiro, buscando um ponto de equilíbrio. A segunda bandeira é a necessidade do Pacto Federativo, é fundamental um reequilíbrio das contas do estados e municípios. Hoje, 70% do que se arrecada no país, fica nas mãos da União, apenas 30% fica com os estados e municípios. Em 1989 era o contrário, 70% era para os estados e municípios e 30% ficava com o governo federal, penso que Pacto Federativo é importante. O debate do imposto único é de grande relevância e o Brasil precisa fazer, a retomada dos investimentos é fundamental para que o país volte a andar no caminho do desenvolvimento, da esperança e de uma vida feliz para o povo. Vou te dar um dado que chama a atenção: o Brasil tem 2.938 obras paralisadas e inacabadas, segundo relatório do Tribunal de Contas da União, são R$ 138 bilhões que poderiam estar sendo investidos em obras públicas, gerando emprego e rodando a economia. Estes temas devem entrar na pauta do Congresso no início do próximo semestre e vamos trabalhar para caminhar nessa direção.

 

Agência PRB Nacional – Como ajudar os prefeitos a gerir os municípios com a falta de recursos e muitas demandas sociais?
Silvio Costa Filho –  A minha posição é bem clara quanto a esse trabalho de apoio aos municípios. Fui vereador do Recife muito jovem, com apenas 21 anos, sou um municipalista convicto. Entendo que o futuro do Brasil não está em Brasília, digo no Congresso Nacional e nos demais poderes instalados na Esplanada, ele está nas cidades porque é lá que a população vive, necessita de educação, saúde, mobilidade que funcione, praças e cidades urbanizadas, é isso que a gente precisa. Mas para isso é importante que os municípios recuperem a capacidade de investimento, para ter condições de atender às demandas do povo. Em Brasília, vou ser um deputado parceiro do prefeito, quero ajudar a levar recursos e também ser uma voz consciente da necessidade de novo Pacto Federativo.

 

Agência PRB Nacional – As eleições deste ano promoveram uma grande renovação no cenário político. Como jovem político e parte dessa renovação, o que podemos esperar dessa mudança?
Silvio Costa Filho – Nem tão jovem (risos), já estou com 36 anos. De fato, tive o privilégio de ser vereador do Recife aos 21 anos, secretário estadual de Turismo e estou no terceiro mandato de deputado estadual e agora vou assumir o cargo de deputado federal. O que tenho defendido é que a renovação tem que ser não somente na idade cronológica, mas no campo das ideias. Penso que essa nova legislatura tem de trazer novas ideias para o Brasil, independente da idade dos autores dessas mudanças. É isso que a gente tem de fazer, buscar um debate permanente com a sociedade civil organizada, com todos os canais institucionais de participação popular, dialogando com o povo brasileiro e tentando formar uma agenda que dialogue com a sociedade de forma permanente.

 

Agência PRB Nacional – Na condição de presidente estadual, já está pensando nas eleições 2020?
Silvio Costa Filho – 
Temos o compromisso de fortalecer, cada vez mais, o PRB em Pernambuco, já estamos criando a estratégia do partido com foco nas eleições de 2020. A nossa ideia é que a gente possa eleger de 10 a 15 prefeitos na próxima eleição e quem sabe disputaremos a eleição nas principais cidades do nosso estado. O povo pernambucano pode ficar tranquilo que vamos trabalhar para fortalecer Pernambuco e o Brasil.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – PRB Pernambuco

 

Reportar Erro