“O PRB Gaúcho sai fortalecido das urnas”, afirma deputado federal reeleito Carlos Gomes

O PRB conseguiu manter a vaga na Câmara dos Deputados e eleger dois deputados estaduais no Rio Grande do Sul

Publicado em 15/10/2018 - 00:00

 

O resultado das urnas, no último dia 7 de outubro, garantiu mais quatro anos de mandatos para Carlos Gomes (deputado federal) e Sergio Peres (deputado estadual), além de eleger a farmacêutica Fran Somensi para o primeiro mandato de deputada estadual no Rio Grande do Sul.

O PRB saiu de 123 mil votos nos deputados estaduais em 2014 para 196 mil votos nas eleições deste ano, representando um crescimento de 59% na votação recebida. Já para a campanha de deputado federal, o número saltou de 101 mil votos para 148 mil, uma ampliação de 46% se comparado com as eleições anteriores.

Entre as pautas dos republicanos eleitos estão a recuperação econômica do Rio Grande do Sul e do Brasil, além de buscar mais investimentos para a saúde e geração de empregos por meio da economia reversa.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Qual o balanço é possível fazer das Eleições 2018 para o PRB Gaúcho?
Carlos Gomes – A avaliação que fazemos dos números é que foram bons, não diria que foram excelentes, mas representam um resultado satisfatório. Digo isso porque dentro do contexto que encontramos com muito radicalismo de direita e esquerda, conseguimos vencer, levar nossa mensagem e conquistar milhares de votos. Conseguimos eleger dois deputados estaduais e garantir a nossa reeleição para a Câmara dos Deputados e saímos fortalecidos das urnas. 

Agência PRB Nacional – Inclusive houve um aumento da votação com relação a 2014, não foi?
Carlos Gomes – Isso mesmo, nossa candidatura a reeleição recebeu mais de 11 mil votos a mais quando comparamos os 93 mil votos recebidos em 2014. Eu entendo que esse resultado foi fruto de muito trabalho. O partido entendeu a importância de reconduzir o deputado federal e ampliar a bancada republicana na Assembleia Legislativa. Mas muito fruto da seriedade, trabalho e muito empenho e produtividade das bases eleitorais.

Agência PRB Nacional – Como o partido se organizou para esse pleito eleitoral?
Carlos Gomes – Fizemos uma organização por região, compreendendo as necessidades de cada uma e falando aquilo que as pessoas precisavam ouvir. Penso que o Rio Grande do Sul pode produzir muito mais do que tem produzido agora. É claro que precisamos retirar as travas que têm impedido o estado de voltar a crescer novamente. Contamos com o apoio de vereadores, presidentes municipais, lideranças de vários setores da sociedade como saúde, reciclagem, proteção animal e agricultura. Foi um misto de esforços que rendeu essa boa votação aos nossos candidatos.

Agência PRB Nacional – Qual a pauta prioritária dos deputados estaduais republicanos para o Rio Grande do Sul?
Carlos Gomes – A principal é fazer um ajuste no governo e buscar ações para que o estado volte a crescer economicamente. Só podemos superar a crise financeira com crescimento econômico, geração de emprego e investimentos. Assim será possível gerar receitas para arcar com as responsabilidades frente ao serviço público e outras áreas importantes. O grande desafio dos nossos dois estaduais é de auxiliar o Rio Grande do Sul a voltar a crescer, movimentar a economia, gerar mais empregos e renda por meio da indústria e do comércio. Assim, vamos ter condição de superar os problemas financeiros e fazer o estado voltar a ser destaque no cenário nacional.

Agência PRB Nacional – O PRB Gaúcho já tem posição no segundo turno para o Governo Estadual?
Carlos Gomes – Sim, nossa posição é a mesma do primeiro turno. Nos estamos com o Eduardo Leite, candidato a governador do Rio Grande do Sul. Um jovem, ex-prefeito de Pelotas e que deixou o cargo com quase 90% de avaliação positiva. Nenhum prefeito de cidade grande conseguiu esse índice de aprovação e o Eduardo já mostrou que é capaz na gestão, na administração, na eleição e está preparado para ser o nosso próximo governador.

Agência PRB Nacional – A surpresa dessa eleição foi a vitória da Fran Somensi. Como o senhor avalia a vitória dela?
Carlos Gomes – Primeiro que foi uma surpresa, mas ela estava cotada como uma das possíveis eleitas. A Fran já tem um trabalho social há muitos anos no município de Farroupilha. Ela evitou e tem evitado que mais de uma tonelada de medicamentos sejam jogados no lixo por meio do projeto Farmácia Solidária. A Fran transformou esse medicamento em tratamento para as pessoas de baixa renda. A sociedade reconheceu o trabalho dela e manifestou o desejo de ver esse projeto maior em todo o estado. Ela é uma pessoa que tem muito a contribuir para o cenário gaúcho, principalmente, na questão da saúde porque é farmacêutica e tem projetos para melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública e também para o desenvolvimento econômico do estado, por meio da economia reversa.

Agência PRB Nacional – Isso demonstra que o PRB Gaúcho tem coerção, tanto o federal quanto a estadual, acreditam na economia reversa e na sustentabilidade?
Carlos Gomes – Exatamente, isso também está dentro da logística reversa na indústria farmacêutica. E ela já faz um trabalho de reaproveitamento desses medicamentos, disponibilizando tratamento para mais de dez mil pessoas só na cidade de Farroupilha. Além de atuar contra o desperdício e poluição do meio ambiente, a economia reversa contribui também com a saúde das pessoas, ajudando quem mais precisa. Há uma sintonia muito grande entre nós e acredito que a nossa bancada, que conta com a experiência do Sergio Peres, terá muito sucesso na Assembleia do Rio Grande do Sul.

Agência PRB Nacional – Quais serão as prioridades do deputado Carlos Gomes na Câmara dos Deputados?
Carlos Gomes – A prioridade no cenário nacional é ajudar o próximo presidente a retirar o Brasil da crise econômica, produzindo esperança para os mais de 14 milhões de desempregos. A própria reciclagem é um caminho que eu tenho defendido como fonte de geração de empregos. Temos que sair dos atuais 3% que o Brasil recicla, com geração de R$ 12 milhões bilhões por ano, para chegar a pelo menos 10% ou quem sabe 20% de reciclagem, gerando mais empregos, riqueza para o nosso país e diminuindo o impacto ambiental. Fora isso, se conseguimos ampliar esse número, vamos garantir mais saúde e retirar várias pessoas da informalidade. Além disso, precisamos garantir mais recursos para a saúde e ter mais ações que possam aumentar a segurança dos brasileiros.

Agência PRB Nacional – O que dizer ao povo gaúcho nesse momento pós-eleições?
Carlos Gomes – A mensagem é de agradecimento, acima de tudo pela confiança. Não foram poucas, recebemos mais de 103.373 de pessoas que saíram de casa para depositar confiança e esperança em nosso projeto. Eu asseguro que vou honrar cada voto com muita seriedade e não vou poupar esforços para fazer sempre o máximo. Eu só tenho a agradecer e dizer que da minha parte não vai faltar disposição para trabalhar pela população do Rio Grande do Sul e pelo Brasil. Muito obrigado a todos que votaram nos candidatos do PRB e acreditam no nosso trabalho.

 

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – PRB Gaúcho

 

Reportar Erro