Primeiro deputado federal eleito pelo PRB no Amapá, André Abdon fala sobre sua trajetória política

André Abdon é deputado federal pelo PRB do Amapá

Publicado em 29/06/2015 - 00:00

Brasília (DF) – Nascido em Belém do Pará, o deputado federal André dos Santos Abdon, 44 anos, é casado e tem dois filhos. Mudou-se para o Amapá quando ainda tinha um ano de idade e é onde mora até hoje. Graduou-se em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), área que sempre se interessou. Filho do ex-deputado José Abdon, também trilhou os caminhos da política partidária, tendo disputado por duas vezes o cargo de vereador e uma de deputado estadual, sendo eleito deputado federal com 13,7 mil votos nas eleições de 2014. De forma madura e calma, conversou com a Agência PRB Nacional e falou sobre a carreira e o trabalho na Câmara dos Deputados.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Nas últimas eleições, o senhor recebeu a confiança de mais de 13 mil eleitores. A que atribui essa confiança da população do Estado do Amapá?

André Abdon – Eu já havia me candidatado outras vezes, como vereador e deputado estadual. A população conhecia um pouco dos meus projetos e do meu interesse em melhorar o Estado do Amapá. Como cresci na cidade, a conheço muito bem. Ingressei por concurso público nos quadros da Prefeitura de Macapá e fiquei lotado na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A população estava insatisfeita com o Governo Estadual e nessa época, houve uma renovação política muito grande. Fui eleito e vou fazer o melhor para o meu Estado.

 

Agência PRB Nacional – O senhor é o primeiro deputado federal eleito pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) no Amapá. Isso aumenta a responsabilidade?

André Abdon – Sim, sem dúvidas. Mas lido bem com isso. Nós temos quatro deputados estaduais que foram eleitos comigo, e há sempre reuniões com o Governo do Estado e com as prefeituras dos municípios, para entender as demandas e escutar os prefeitos, para que possamos identificar o que será a nossa prioridade e fazer um governo bom.

 

Agência PRB Nacional – O senhor foi eleito presidente da subcomissão que vai debater o Desenvolvimento Sustentável na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Qual sua expectativa em relação a esse trabalho?

André Abdon – Por ser a minha área de formação, eu preferi estar em uma comissão que tivesse ligação com esse tema. O nosso Estado se apresenta iniciando essa atividade da agroindústria, além de ter fortemente a agricultura familiar, por isso, esse tema é tão relevante. Outras área que terão prioridades são o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. O Amapá é hoje referência, através de um novo porto que está sendo instalado, pois todo o escoamento de produção agrícola do Centro-Oeste vai para lá, pela malha fluvial. O Estado possui 73% do território em área de preservação e é preocupante interagir a produção agrícola com a questão ambiental, por isso, esse será o nosso foco para que possamos atingir o equilíbrio entre o social e o econômico.

 

Agência PRB Nacional – Quais outras áreas o senhor pensa em atuar?

André Abdon – A saúde é certamente uma delas. Esse setor é apontado hoje pela população como uma área que precisa de atenção, seguida da segurança pública. Outros temas e lutas surgirão no decorrer do processo e serão todos tratados com muita atenção. O intuito é fazer com que o Amapá apresente melhoras significativas com a nossa gestão.

 

Agência PRB Nacional – Como é para o senhor conciliar a vida de parlamentar, marido e pai?

André Abdon – Não é fácil. Se sairmos com a família do Estado, acabamos ficando longe dos problemas que norteiam a população amapaense. Por isso, em conversas familiares julgamos necessário continuar no Amapá. Isso exige sacrifício de minha parte, pois passo a semana em Brasília e retorno ao Estado no final de semana. E nesse tempo, além de aproveitar a família, eu me atualizo sobre o que ocorre. Mas o momento é de se fazer sacrifício e ter resultados positivos, não só para a nossa região, mas para o Brasil todo.

 

Texto: Amanda Carvalho / Ascom da Liderança do PRB – Especial para a Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Roberto Ribeiro

Reportar Erro
Send this to a friend