Quais documentos são válidos para votar?

Muitas são as dúvidas de quais documentos são aceitos na hora que votar. Saiba mais!

Publicado em 5/6/2024 - 11:40

Brasília (DF) – 2024 é ano de eleição. Brasileiros de 5.568 municípios, exceto Distrito Federal e o território de Fernando de Noronha, vão às urnas para escolher os seus representantes para as prefeituras e câmaras municipais. Mas você sabe quais documentos são aceitos no dia da votação?

Veja abaixo, quais documentos são aceitos e os que não serão aceitos no dia da eleição:

Quais documentos preciso apresentar na hora que eu for votar?
Todo cidadão que estiver apto a votar, precisa apresentar na sessão eleitoral onde vai dar seu voto um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, passaporte, Carteira Profissional reconhecida por lei). Esses documentos podem ser aceitos mesmo que estejam fora do prazo de validade.

Certidão de nascimento ou de casamento é aceitos para me identifica no dia da eleição?
Não. Nenhuma dessas duas certidões valem como documentos oficiais de identificação na hora de votar.

A apresentação do Título de Eleitor é obrigatória?
Não. Não é obrigatória a apresentação do Título de Eleitor no dia da eleição no momento em que for votar.

Posso me apresentar com o e-Título?
Claro que pode! O e-Título, é o aplicativo móvel da Justiça Eleitoral e funciona como a versão digital do Título de Eleitor.

O único requisito que se pede na apresentação do e-Título é que o perfil do eleitor precisa ter uma foto, que só estará disponível caso a pessoa tenha feito o cadastramento biométrico junto a Justiça Eleitoral. Caso a fotografia não esteja disponível, o eleitor precisa levar junto um documento oficial com foto (algum dos que citamos acima), para poder dar o voto.

No e-Título, também é possível que sejam vistos o número documento do eleitor, as informações cadastradas na Justiça Eleitoral e outras informações.

Onde posso ver qual meu local de votação?
O Título de Eleitor traz todas as informações de qual zona eleitoral o eleitor irá votar. Apesar de não ser obrigatório, o documento possui todas essas informações.

Outra forma de se conferir qual o local onde você vai votar, é acessando o Portal do Tribunal Superior Eleitoral na internet e no e-Título. A consulta é feita mediante o número do Título de Eleitor.

Texto e arte: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro
Send this to a friend