Número de filiados da sigla aumentou no Estado, de acordo com o TSE
Publicado em 18/7/2023 - 17:53
Brasília (DF) – O Republicanos destacou-se como um dos poucos partidos, entre os 10 maiores do Rio Grande do Sul, a conquistar novos filiados desde a eleição do ano passado.
Na comparação entre outubro do ano passado e junho deste ano, o partido registrou a entrada de 324 novos integrantes, totalizando 29.852 filiados (crescimento de 1,1%).
Essas informações constam no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualiza mensalmente o número de filiações partidárias.
O deputado federal Carlos Gomes, presidente do partido no Rio Grande do Sul, atribui o crescimento à proximidade entre os líderes da sigla e as representações municipais.
“Temos um alinhamento político equilibrado, que permite dialogar sempre com todas as forças e pessoas, inclusive as que não são da política, mas que pretendem fazer parte”, ressaltou o deputado.
Filiações
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o Republicanos foi o partido que mais cresceu nos últimos cinco anos (36,8%), obtendo mais de 8 milhões de novos filiados durante esse período.
“Todos os anos lançamos uma edição do programa “Filia 10”, que percorre todos os municípios onde possuímos comissões executivas. Esse programa atrai pessoas para o partido, que podem contribuir com ideias ou mesmo concorrer a cargos até de prefeito, vice-prefeito e vereador”, justifica o presidente Carlos Gomes.
Atualmente, de acordo com o TSE, 1.286.656 gaúchos são filiados a algum partido político, o que representa 15% do eleitorado estadual.
Texto: Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Foto: Douglas Gomes