Deputado Jorge Braz indica docente em reconhecimento pela sua dedicação à educação brasileira
Publicado em 7/2/2024 - 14:24
Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (7), a entrega da Medalha Mérito Legislativo de 2023, no plenário Ulysses Guimarães. A premiação, que acontece há 41 anos, agracia com 37 pessoas ou instituições indicadas pelos líderes de partidos e integrantes da Mesa Diretora na Casa. O professor Paulo Alonso foi indicado pelo Republicanos por sugestão do deputado Jorge Braz (Republicanos-RJ) para receber a homenagem como forma de reconhecimento pelos serviços relevantes prestados à educação do nosso país.
O professor Paulo Alonso atua sobretudo na área do Direito, é reitor da Universidade Santa Úrsula e possui vasta experiência na área acadêmica. Ele agradeceu a honraria e ressaltou o processo de ensino e aprendizado como ferramenta do desenvolvimento de uma nação. “Volto ao Rio de Janeiro extremante feliz, emocionado e honrado por receber a maior comenda do Parlamento Brasileiro. A educação, como dizia a escritora Raquel de Queiroz, é tudo que o Brasil precisa. Essa é a bandeira do partido Republicanos e sempre foi a minha”, disse Alonso.
Na avaliação do deputado Jorge Braz, o professor representa a educação. “A expressão ‘ensinar a pescar em vez de dar o peixe’ nunca foi tão bem personificada como na pessoa do professor Alonso, que tem uma vida inteira dedicada ao estudo e ao ensino. O Republicanos acredita que a educação é a grande base da luta por um Brasil melhor”, afirmou.
Jorge Braz destacou a importância da honraria, que está na 41ª edição. “A Câmara representa todos os rincões do nosso país. Ninguém conhece melhor a população do que os parlamentares, que representam seus estados por escolha do povo. Eu escolhi, em nome de 60 mil eleitores que votaram em mim, o professor Alonso porque ele representa o estado e o que queremos para o Brasil”.
Foram entregues 37 diplomas de menção honrosa aos condecorados pela medalha. Entre os homenageados estavam os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, André Mendonça e Gilmar Mendes, o governador de Minas Gerais Romeu Zema, o jogador de futebol Vini Jr e o ministro Jorge Oliveira do Tribunal de Contas da União (TCU).
Saiba mais
O professor Paulo Alonso é bacharel em Direito, Jornalismo e Relações Públicas; especialista em Direito Civil, Direito Processual Civil, Metodologia do Ensino Superior e Gestão Empresarial; mestre em Cooperação Internacional/Relações Internacionais, em Administração, Educação e Comunicação; master in Business Management -World Confederation of Business; e doutor em Filosofia da Educação.
É reitor da Universidade Santa Úrsula; conselheiro do Conselho Diretor da Presidência da Fundação CESGRANRIO; diretor de Regulação da Academia Carioca de Letras (ACL); conselheiro da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT); membro titular do Conselho Ibero-americano e avaliador de cursos de graduação do INEP/Ministério da Educação.
Texto: Fernanda Cunha com edição de Mônica Donato – Ascom da Liderança do Republicanos
Foto: Douglas Gomes