CCJ aprova PL de Marcos Pereira que limita decisões monocráticas no STF

Presidente do Republicanos é autor de PL que impede ministros de suspenderem leis indefinidamente sem análise do plenário – texto segue para análise do Senado

Publicado em 4/12/2025 - 17:43

Brasília (DF) – O texto final do Projeto de Lei 3.640/2023 foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (3). De autoria do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), a proposta estabelece limitações às decisões monocráticas proferidas por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e promove mudanças na estrutura de funcionamento das ações de controle concentrado de constitucionalidade.

“Estamos atualizando regras que estão em vigor há quase 30 anos. A prática de um único ministro suspender leis por tempo indeterminado não pode continuar. O projeto garante que essas decisões sejam imediatamente analisadas pelo plenário do STF”, afirmou Pereira recentemente, em um evento promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires.

O projeto cria uma lei geral para o processo e o julgamento das ações de controle concentrado de constitucionalidade no STF, que precisarão ser apreciadas pelo plenário da suprema corte na sessão seguinte. Caso contrário, perderão automaticamente a validade.

Texto: Ascom – Liderança do Republicanos
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend