Republicanos apoia luta do povo judeu e comemora 76 anos da Nação
Publicado em 21/5/2024 - 22:09
Brasília (DF) – A pedido de 50 parlamentares, a criação do Estado de Israel recebeu homenagem da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (21). Entre os autores da celebração estão os republicanos Gilberto Abramo (MG), que presidiu a sessão, Marcos Pereira (SP), Hugo Motta (PB), Marcelo Crivella (RJ), Rogéria Santos (BA) e Messias Donato (ES). A solenidade teve a participação de autoridades como o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar, e o diretor da Confederação Israelita do Brasil, Sérgio Napchan.
Gilberto Abramo, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, afirmou que “a história de heroísmo e superação de Israel se tornou exemplo para todos que veem na democracia o caminho para a prosperidade”. Na avaliação do republicano, desde a sua criação, Israel desempenha um papel de destaque na promoção da estabilidade e da paz na região do Oriente Médio.
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, fez menção às guerras que o país vem enfrentando desde a sua criação, sobretudo aos conflitos mais recentes, que começou em 7 de outubro de 2023, após ataque do grupo terrorista Hamas. “A vida não é simples em nosso lugar, mas nunca, em hipótese alguma, perdemos a esperança. Como diz o nosso hino nacional, nosso desejo é ser uma nação livre em nossa terra ”, afirmou o embaixador.
O deputado Marcelo Crivella (RJ) falou sobre a origem do antagonismo contra o país, que, segundo ele, é milenar e atinge a todos, sobretudo os cristãos. “Em nome do Republicanos e da Igreja Universal do Reino de Deus, quero prestar a minha solene homenagem ao povo de Israel”.
Para Crivella, o fato de 50 deputados terem solicitado a sessão solene reflete um sentimento de admiração da maioria do Parlamento. “Esse Poder independente reconhece e apoia a legítima luta do povo judeu a continuar a existir como povo soberano”, disse.
O diretor-Geral da Confederação Israelita do Brasil, Sérgio Napchan, manifestou o desejo de um futuro promissor entre as duas nações e ressaltou que atualmente existem 15 mil brasileiros vivendo em Israel.
“O aniversário deve ser celebrado ainda que estejamos feridos e traumatizados. Temos muitos motivos para comemorar, pois o povo judeu é resiliente, forte e unido e, em situações adversas, temos vitórias, conquistas e inspiradora história para compartilhar com toda a humanidade, especialmente com as pessoas de bem, que são a maioria”.
Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Fotos: Douglas Gomes