Câmara aprova Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Cabelo a Pessoas com Câncer

Proposta do deputado Vinicius Carvalho visa a beneficiar pacientes que não têm condições financeiras de comprar perucas

Publicado em 01/08/2022 - 21:17

Brasília (DF) – O Projeto de Lei 610/2021, de autoria do líder Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), foi aprovado nesta segunda-feira (1º) pelo plenário da Câmara. A proposta institui a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Cabelo a Pessoas com Câncer.

“As sessões de rádio e quimioterapia têm forte efeito no organismo e a queda do cabelo é basicamente iminente. A mulher, sobretudo, além de ter uma força interior muito grande para vencer a doença, ainda tem de lidar com o constrangimento e a baixa autoestima”, argumenta.

O líder observa que o uso de perucas é um instrumento utilizado por hospitais para auxiliar na recuperação da autoestima dos pacientes e, consequentemente, no tratamento. “Muitos desses hospitais possuem bancos de cabelos para a confecção das perucas. No entanto, o índice de doações ainda é baixo”.

A proposta foi inspirada no PL 3033/2018, que virou Lei em Embu das Artes (SP) e teve autoria do vereador republicano Ricardo Almeida. “Ricardo, que tem feito um trabalho excelente com pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, me apresentou o projeto e o quanto ele funciona bem na cidade”, explica Vinicius Carvalho.

De acordo com o projeto, a campanha será realizada anualmente na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, que é celebrado em 27 de novembro, com o objetivo de incentivar à doação de cabelos. “Qualquer pessoa está sujeita ao câncer, mas, sem dúvida, o enfretamento da doença para quem não tem condições financeiras fica ainda mais complicado”, disse.

A matéria segue para a aprovação do Senado Federal.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom da Liderança do Republicanos na Câmara
Fotos: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend