Liziane Bayer participa de reunião sobre saúde mental dos jovens

Relatório final apresentado alerta sobre a preocupação com problemas sofridos pelos mais novos

Publicado em 25/11/2022 - 10:25

Brasília (DF) – A deputada federal Liziane Bayer (Republicanos-RS), presidiu no último dia (22), a última reunião do Grupo de Trabalho destinado a debater o aumento de casos de suicídio, automutilação e sobre problemas psicológicos dos jovens brasileiros. Durante 1 ano, o grupo debateu com especialistas e autoridades, diversas ações voltadas para melhoria da saúde mental desse público, que foi um dos mais afetados durante a pandemia de Covid-19, por conta das restrições de circulação de pessoas, o que causou o fechamento das escolas no período.

Ao final do encontro, o colegiado aprovou o relatório final, apresentado pela deputada Jaqueline Cassol (PP-RO). Além de mostrar um compilado das principais contribuições das reuniões técnicas e audiências públicas realizadas, o relatório também traz para o foco da discussão a preocupação com o “bullying” sofrido por jovens e que tem grande influência na saúde mental, bem como a importunação recorrente por meio da violência física, verbal ou social. O uso imoderado de telas também têm consequências negativas na saúde mental dos jovens através do cyberbullying, pois a distância tende a favorecer os comportamentos agressivos, por uma falsa sensação de anonimato.

O grupo também propôs um projeto de lei que vai sugerir algumas medidas, como a capacitação dos educadores para lidar com essas situações, a maior participação dos jovens na promoção da saúde psíquica, a prioridade no atendimento e na avaliação de denúncias em mídias digitais. O documento também pediu prioridade para 12 PLs que tramitam atualmente na Câmara que tratam sobre a saúde psíquica dos mais novos.

Por fim, a republicana comemorou o fim dos trabalhos do grupo e a importância dele na vida de milhões de brasileiros. “Que possamos levar o resultado deste trabalho aos nossos estados e municípios, pois é onde a vida acontece e onde vemos a necessidade da política pública no atendimento dos nossos jovens.”, disse Liziane.

Texto: Ascom deputada federal Liziane Bayer
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend