Proposta da vereadora Flávia Carvalho (PRB) visa ofertar ao aluno a formação e o estímulo à administração dos recursos pessoais e noções básicas sobre moeda e investimentos
Publicado em 13/2/2019 - 00:00
Atualizado em 15/7/2020 - 13:28
São José dos Campos (SP) – Tramita na câmara municipal um projeto de lei da vereadora Flávia Carvalho (PRB) que propõe a inclusão da educação financeira, como tema transversal, no currículo escolar das escolas públicas do município.
De acordo com a republicana, a proposta tem como objetivo ofertar ao aluno a formação e o estímulo à administração dos recursos pessoais, noções básicas sobre moeda, investimentos e juros, visando conscientizá-lo e prepará-lo para administrar o seu dinheiro no dia a dia. “Em nosso âmbito municipal é imprescindível que a disciplina de educação financeira seja realidade dos alunos do ensino fundamental, uma vez que é cada vez mais comum que jovens entre 18 e 24 anos estejam endividados por falta de capacidade em administrar seus rendimentos”, justifica Flávia.
De acordo com a Associação Brasileira dos Educadores Financeiros (Abefin), a inclusão do tema educação financeira segue a tendência de estudos recentes da área, que apontam que quanto mais cedo ela é abordada, maiores serão as chances de os estudantes adotarem hábitos de consumo consciente.
“Os conteúdos financeiros possibilitam ao aluno se colocar como protagonista de sua história de vida, dando a ele condições de planejar e fazer acontecer o futuro que deseja para si, em conexão com o grupo familiar e social a que pertence. Tendo o indivíduo o mecanismos e conhecimento para planejar sua vida financeira com saúde é certo o seu sucesso e condições de realizar sonhos materiais no futuro”, ressalta Flávia Carvalho.
Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida