Projeto inclui educação financeira no currículo das escolas de São José dos Campos

Projeto inclui educação financeira no currículo das escolas de São José dos Campos

Proposta da vereadora Flávia Carvalho (PRB) visa ofertar ao aluno a formação e o estímulo à administração dos recursos pessoais e noções básicas sobre moeda e investimentos

Publicado em 13/02/2019 - 00:00

São José dos Campos (SP) – Tramita na câmara municipal um projeto de lei da vereadora Flávia Carvalho (PRB) que propõe a inclusão da educação financeira, como tema transversal, no currículo escolar das escolas públicas do município.

De acordo com a republicana, a proposta tem como objetivo ofertar ao aluno a formação e o estímulo à administração dos recursos pessoais, noções básicas sobre moeda, investimentos e juros, visando conscientizá-lo e prepará-lo para administrar o seu dinheiro no dia a dia. “Em nosso âmbito municipal é imprescindível que a disciplina de educação financeira seja realidade dos alunos do ensino fundamental, uma vez que é cada vez mais comum que jovens entre 18 e 24 anos estejam endividados por falta de capacidade em administrar seus rendimentos”, justifica Flávia.

De acordo com a Associação Brasileira dos Educadores Financeiros (Abefin), a inclusão do tema educação financeira segue a tendência de estudos recentes da área, que apontam que quanto mais cedo ela é abordada, maiores serão as chances de os estudantes adotarem hábitos de consumo consciente.

“Os conteúdos financeiros possibilitam ao aluno se colocar como protagonista de sua história de vida, dando a ele condições de planejar e fazer acontecer o futuro que deseja para si, em conexão com o grupo familiar e social a que pertence. Tendo o indivíduo o mecanismos e conhecimento para planejar sua vida financeira com saúde é certo o seu sucesso e condições de realizar sonhos materiais no futuro”, ressalta Flávia Carvalho.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Reportar Erro