Mecias de Jesus quer incentivar doações para fortalecer a segurança comunitária

Modelo já é adotado com sucesso em áreas como saúde, cultura e assistência social

Publicado em 16/6/2025 - 09:00 Atualizado em 17/6/2025 - 10:32

Brasília (DF) – O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) apresentou o Projeto de Lei 521/2025, que propõe a criação do Programa Nacional de Apoio aos Conselhos Comunitários de Segurança (PROCONSEG). O objetivo é fortalecer a segurança pública com mais participação da sociedade e garantir melhores condições para o trabalho dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs) em todo o país.

A proposta permite que pessoas físicas e jurídicas deduzam doações ao programa do imposto de renda, destinando recursos diretamente às ações de segurança comunitária. O modelo já é adotado com sucesso em áreas como saúde, cultura e assistência social, e agora poderá beneficiar também iniciativas voltadas à proteção das pessoas. “A segurança pública é responsabilidade de todos. Os CONSEGs fazem um trabalho fundamental, aproximando a comunidade das forças de segurança. Nosso projeto reconhece essa importância e garante mais apoio para que continuem salvando vidas e promovendo a paz nos bairros”, destacou Mecias.

Como funciona o PROCONSEG?

O programa permite que:

  • pessoas físicas deduzam até 9%do imposto devido em doações aos CONSEGs;
  • pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real ou presumido deduzam até 5%.

As doações poderão ser em dinheiro, bens móveis ou imóveis, ou ainda na forma de serviços e materiais. Os CONSEGs aptos a receber os recursos deverão estar devidamente certificados pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública e atender a critérios de transparência e fiscalização.

Mais segurança, mais cidadania

Com o PROCONSEG, será possível financiar:

  • aquisição de equipamentos e estrutura para os CONSEGs;
  • reformas em espaços usados pela segurança pública;
  • capacitações e treinamentos;
  • campanhas educativas, seminários e ações de prevenção à violência.

Além disso, o projeto exige relatórios anuais de prestação de contas e avaliação das ações financiadas, assegurando transparência total na aplicação dos recursos.

Segurança como prioridade nacional

Segundo o líder do Republicanos no Senado, o fortalecimento da segurança comunitária é essencial para reduzir a violência, valorizar os agentes de segurança e promover um ambiente mais justo e seguro para todas as famílias brasileiras. “Não basta aumentar o policiamento. Precisamos unir forças com a comunidade, incentivar o voluntariado, fomentar o diálogo e reforçar a prevenção. Esse é o caminho para um Brasil mais seguro”, disse Mecias.

Após ser protocolado, o texto aguarda ser despachado para começar a tramitar nas comissões que serão responsáveis pela discussão do projeto.

Texto: Ascom senador Mecias de Jesus
Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Reportar Erro
[gravityform id="12" title="false" description="false" ajax="true" tabindex="49"]
Send this to a friend