Pré-candidatura à Presidência da República, Lives sobre eleições e encontros estaduais

Em março, o ministro Marcos Jorge (PRB) assinou acordos bilaterais com a Colômbia, Reino Unido e Argentina

Publicado em 10/01/2019 - 00:00

Lives no Facebook

O mês de março começou a todo vapor. Já no dia 1º, a Agência PRB Nacional promoveu um bate-papo on-line sobre as eleições 2018. Com o tema “Pré-campanha: o que pode ou não pode”, o debate foi exibido na página do partido no Facebook e alcançou mais de 40 mil pessoas. A advogada dra. Cristiane Britto, do PRB Nacional, especialista em Direito Eleitoral, apresentou uma série de esclarecimentos sobre as novas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O bate-papo foi mediado pela coordenadora nacional da Agência PRB Nacional, Helen Assumpção, e pelo jornalista Maurizan Cruz.

No dia 23, a Agência PRB Nacional realizou outro bate-papo on-line, desta vez sobre filiação. Essa foi a segunda live teve como convidado o advogado do PRB Nacional, dr. Gustavo Simões, que esclareceu dúvidas sobre filiações, direitos e deveres do filiado.

Encontros estaduais

No dia 3, o PRB Rio de Janeiro realizou o Encontro Estadual na sede do partido, em Benfica. O auditório do partido ficou lotado por militantes, integrantes dos movimentos setoriais, presidentes municipais, coordenadores, vice-prefeitos, deputados, vereadores e pré-candidatos compareceram. Durante o evento o senador Eduardo Lopes e o prefeito Marcelo Crivella abonaram a filiação do vereador Paulo Messina, chefe da Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro.

No mesmo dia, em Florianópolis (SC), o PRB Santa Catarina realizou seu Encontro Estadual para alinhamento do projeto político para as eleições deste ano. O evento aconteceu no auditório da Fazendo Brisa do Mar, em Palhoça, e reuniu cerca de 500 pessoas, entre filiados e membros que compõem executivas de diversos locais do estado. Na ocasião, foram lançadas pré-candidaturas para as eleições de 2018.

Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) realizou uma mini-palestra para os alunos de idiomas da instituição, com foco no mercado de trabalho. Os estudantes de inglês e espanhol tiveram um momento de diálogo aberto com a cientista política e comunicóloga Daniela Rabello, nos dias 7 e 8.

No mesmo dia, em Goiânia, o PRB Goiás promoveu um evento na sede do partido, com o apoio do deputado federal João Campos (PRB-GO) e contou com a presença de várias republicanas. Na ocasião, foi montada uma tenda de atendimento às mulheres e também foram distribuídos brindes, além da disponibilização de serviços de maquiagem e entrega de material informativo.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), visitou no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a maternidade Carmela Dutra, no Méier, Zona Norte da cidade. Ele conversou com mamães que deram à luz recentemente e inspecionou o funcionamento do hospital. Crivella chegou a segurar no colo o recém-nascido Abraão, que passou aos braços do prefeito por iniciativa da própria mãe, que aproveitou e registrou tudo em seu celular.

No sábado dia 10, em Teresina (PI), aconteceu II Encontro Estadual do PRB Mulher, com o tema “A Mulher e a Sua Participação no Atual Cenário Politico”. O evento aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Teresina e contou com a participação de centenas de mulheres da capital e de cidades do interior do estado. Na oportunidade, foi empossada a nova coordenação do movimento.

No mesmo dia, no Recife (PE), o PRB Mulher de Pernambuco realizou a ação “Você merece um abraço 10”, na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio. O objetivo foi destacar a importância das mulheres na sociedade e promover uma reflexão sobre sua valorização. Durante a ação, os republicanos distribuíram rosas, abraços e ouviram os problemas e conversaram com quem passava pelo local.

No dia 11, em Rio Branco (AC), o PRB Mulher Acre realizou uma ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A coordenadora estadual Regilene Mesquita, destacou a importância da mulher nos espaços de poder. “Debatemos hoje a importância do papel da mulher na política. A mulher é a maioria da população, seu espaço também deve ser conquistado e respeitado”, ressaltou a líder republicana.

MDIC

No dia 4, o ministro Marcos Jorge (MDIC) anunciou mais de R$ 8 bi em linhas de crédito para indústria 4.0 na Amazônia. Foi também em março que o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Aliança Global para a Facilitação do Comércio (Aliança) anunciaram uma nova parceria destinada a aumentar a competitividade do Brasil no comércio internacional e impulsionar o desenvolvimento econômico. O anúncio ocorreu no Fórum Econômico Mundial para a América Latina, em São Paulo.

Em Brasília, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), e a ministra colombiana do Comércio, Indústria e Turismo, María Lorena Gutiérrez Botero assinaram dois memorandos de cooperação técnica. O primeiro trata da implementação de Certificado de Origem Digital (COD), no comércio de bens entre os dois países, e o segundo, de ações de fomento aos micro e pequenos negócios.

Em Londres, Marcos Jorge e o ministro de Comércio Internacional do Reino Unido, Liam Fox, presidiram a 10ª reunião do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto Reino Unido – Brasil. Na oportunidade, os países assinaram acordos para facilitar comércio e acelerar exame de patentes.

Em Buenos Aires, delegações dos ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), pelo Brasil, e da Produção, pela Argentina, concluíram no dia 21 a sexta reunião da Comissão de Produção e Comércio que envolve os dois países, em menos de dois anos. Na oportunidade, discutiram ampliação da integração produtiva e comercial.

Pré-candidatura à presidência da República

Em coletiva à imprensa realizada no dia 27, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, acompanhado de toda a bancada do partido no Congresso Nacional, anunciou a pré-candidatura do empresário Flávio Rocha à Presidência da República. O anúncio foi feito no Salão Verde da Câmara dos Deputados logo após o ato de filiação que ocorreu na Liderança do PRB na Casa.

Por Agência PRB Nacional

Reportar Erro