Estreitar as relações entre os povos da América é a principal intenção do líder, que é presidente do colegiado
Publicado em 26/4/2022 - 20:45
Brasília (DF), 26 de abril – Acompanhado de membros do Grupo de Amizade Brasil – América Central, o líder Vinicius Carvalho (SP) recebeu os representantes diplomáticos de El Salvador, embaixador Víctor Manuel Pizzati, da Nicarágua, embaixadora Lorena Martinez, da Guatemala, ministra Dominga Saenz; e o chefe da assessoria parlamentar do Itamaraty, Bruno Bath.
“Juntos nos colocamos à disposição para quaisquer demandas. Queremos contribuir para a relação entre os países não apenas fluir, mas para, de fato, ser completa. A intenção é trabalhar pelo desenvolvimento da nossa América. Para isso, é preciso integração dos Poderes Legislativo e Executivo dos países envolvidos”, disse o deputado.
Vinicius Carvalho adiantou mudanças na Câmara dos Deputados que permitirão o trabalho em conjunto da Secretaria de Relações Internacionais e da Comissão de Relações Exteriores. Segundo ele, o intuito é informar às embaixadas sobre o andamento dos acordos bilaterais.
“A Casa Legislativa é muito dinâmica e, por mais que nos esforcemos, não conseguimos dar a atenção devida a tudo quanto gostaríamos. Mas, dessa forma, seremos acionados, como representantes e membros dos grupos de amizade, sobre a tramitação dos acordos, o que vai dar celeridade ao processo”, explicou Carvalho.
Para o embaixador de El Salvador, Víctor Pizzati, o diálogo entre os países deve ser contínuo e favorecer a troca de experiência com fins de aprendizado. “Podemos aprender muito uns com os outros e nos ajudarmos”, disse Pizzati. Os republicanos Liziane Bayer (RS), Aroldo Martins (PR), Carlos Gomes (RS) e Ossésio Silva (PE) também fazem parte do colegiado e estavam presentes na reunião que aconteceu na Liderança do partido.
Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Fotos: Douglas Gomes