Vavá Martins é o primeiro deputado federal a ter um gabinete “lixo zero”

Republicano recebeu o selo do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) na quarta-feira (14)

Publicado em 15/08/2019 - 00:00

Brasília (DF) – Um título pioneiro no Brasil, que agrega fundamentos importantes e práticas inovadoras. O gabinete do deputado Federal Vavá Martins (PRB-PA) é o primeiro “lixo zero” da Câmara dos Deputados, totalmente certificado nesta quarta-feira (14), através do selo do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB).

Segundo o conceito estabelecido pela Zero Waste International Alliance, o “lixo zero” consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários ou para a incineração. Tais ações têm sido praticadas diariamente no ambiente parlamentar, pelo republicano.

Diariamente são reaproveitados materiais como papel e vidro, além da não utilização das garrafas plásticas com água que são entregues toda semana – o deputado abriu mão delas economizando assim o recurso público e deixou de gerar lixo, como nos casos dos copos descartáveis – adotando recipientes de vidro ou canecas. A economia é de 3.500 descartáveis por ano. Além disso foram devolvidas uma das duas impressoras que o gabinete tem direito, mais uma forma de reduzir, já que o consumo consciente também faz parte do “lixo zero”. Com o material orgânico é feita compostagem e os resíduos são destinados para a reciclagem.

Dessa forma, cerca de 90% dos resíduos produzidos no local são desviados do aterro sanitário, uma gestão consciente que tem como meta definida agregar valores éticos, econômicos, eficientes e visionários, com o objetivo de orientar as pessoas na mudança de seus estilos de vida e práticas para incentivar ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais descartados são projetados para se tornarem recursos reutilizáveis.

Durante toda a tarde de quarta-feira (14) o gabinete ficou aberto a visitações para que todos pudessem conhecer um pouco mais do espaço. “Tenho me dedicado todos os dias para fazer a diferença pelo meio ambiente, não somente através de projetos parlamentares, mas por meio de mudanças práticas como tenho feito no gabinete e na minha casa junto a minha esposa Débora, afinal, isso para nós é muito importante e receber o selo ‘lixo zero’, ter esse certificado, é uma satisfação enorme”, disse Vavá.

O vice-presidente do Instituto Lixo Zero Brazil, Kadmo Cortes, explica que a organização existe há cerca de dez anos e desenvolve esse tipo de consultoria em órgãos públicos, como tribunais e assembleias municiais e estaduais. Esta é a primeira vez que o instituto está realizando o trabalho em nível federal. “Usamos a metodologia de engajamento e mobilização da sociedade, por isso, orientamos sobre as conexões e integrações que são necessárias para realizar a transformação. O problema é mundial, mas a solução é local”, disse.

Texto: Natália Matos / Ascom – deputado federal Vavá Martins
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro