Rosangela Gomes é relatora de medida que facilita o comércio entre países do Mercosul

Proposta visa reduzir barreiras que dificultam importação e exportação de produtos entre os países

Publicado em 18/05/2022 - 14:35

Brasília (DF) – A comissão Permanente do Mercosul aprovou, nesta terça-feira (17), por unanimidade, o PRL nº 1, referente a mensagem 512/20, que teve como relatora a deputada Rosangela Gomes (Republicanos-RJ). O texto prevê acordo sobre a facilitação do comércio do Mercosul, que irá desburocratizar, reduzir custos e ampliar o fluxo de comércio no bloco de países membros.

Além disso, a medida promoverá a cooperação e a assistência técnica entre os países partes, com a finalidade de promover capacitação, desenvolver e implementar melhores práticas e técnicas, implementar a gestão coordenada de fronteiras bem como a promoção da segurança e facilitação da cadeia de suprimentos. Deve ainda simplificar e aperfeiçoar procedimentos para o despacho aduaneiro de bens, padronizar dados, melhorar tecnologias para cumprimento de leis e regulamentos, dentre outros benefícios.

Para Rosangela, o acordo será benéfico para todos os envolvidos. “Acredito que a proposta vai reduzir barreiras que ainda hoje dificultam a importação e exportação de produtos entre os países do Mercosul. Sendo assim, esse projeto vai baratear os preços de alguns produtos que consumimos aqui e estimular a exportação do que produzimos, gerando mais empregos e renda”.

O texto segue para avaliação dos plenários da Câmara e do Senado.

Texto e foto: Ascom – deputada Rosangela Gomes
Edição: Agência Republicana de Comunicação – ARCO

 

Reportar Erro
Send this to a friend