Projeto sobre Geração Distribuída de Energia pode ser votado em março na Câmara

Informa o deputado federal Lafayette de Andrada, relator da Comissão Especial para propor o Código Brasileiro de Energia Elétrica

Publicado em 26/02/2021 - 08:35

Brasília (DF) – O deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos–MG) se reuniu com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para tratar sobre a consolidação do Marco Regulatório de Geração Distribuída (GD) de energia. Esse tipo de energia é aquela gerada no local de consumo, como por exemplo, a energia solar. “As conversas estão bastante adiantadas e há a previsão de votar esse projeto até o final do mês de março”, disse Lafayette.

Deputado federal Lafayette de Andrada – Foto: Ascom

O republicano destaca que há diversas propostas para efetivar mudanças na GD: modelos enviados pela ANEEL, pelo setor envolvido e também modelos sendo discutidos na Câmara dos Deputados. A intenção é formar um texto comum, ajustando os anseios de todos os agentes envolvidos.

O deputado Lafayette de Andrada também é o relator da Comissão Especial para propor o Código Brasileiro de Energia Elétrica (CBEE), que tramita na Câmara dos Deputados e vem discutindo com o setor elétrico diversas mudanças no segmento, entre elas na GD. A intenção é fazer uma reforma do setor elétrico no Brasil, um marco legal.

“O tema é muito requerido por empresários, investidores e pessoas ligadas ao setor elétrico, pois as novas tecnologias de energia já estão sendo usadas no mundo e não há uma legislação geral que coordene o setor, mas muitas resoluções. O setor elétrico carece de clareza e segurança jurídica para gerar mais investimentos e baratear o preço da conta de energia elétrica”, avalia Lafayette.

Texto: Ascom – deputado federal Lafayette de Andrada
Foto: José Cruz / Agência Brasil

Reportar Erro
Send this to a friend