Projeto Quem Ama Cuida leva conscientização ambiental a Castanhal

Projeto Quem Ama Cuida leva conscientização ambiental a Castanhal

Projeto idealizado pelo deputado Vavá Martins promoveu ação de conscientização sobre reciclagem e compostagem para cerca de 70 pessoas no bairro do Jaderlândia

Publicado em 01/11/2019 - 00:00

Castanhal (PA) – O projeto Quem Ama Cuida, idealizado pelo deputado federal Vavá Martins (Republicanos- PA), realizou, na quarta-feira (30/10), palestras sobre reciclagem e compostagem para cerca de 70 pessoas no bairro do Jaderlândia, município de Castanhal.

O objetivo principal do evento foi conscientizar a população quanto à destinação correta de resíduos, a importância da coleta seletiva para a preservação do meio ambiente, uma vez que o descarte em locais irregulares contamina rios e igarapés.

Para Bartolomeu, morador da rua Oscar Freire, a iniciativa trouxe valorização. “Como o nome já diz, quem ama cuida e vocês estão cuidando de nós, nos ensinando a fazer a nossa parte, coisa que ninguém fez antes e isso me deixa muito feliz”, disse o morador.

Fernando Castanhal, que tem realizado um trabalho com as comunidades, agradeceu a participação do projeto. ” É muito bom ver todos interessados na mudança, em aprender, isso que transforma”, afirmou.

A concepção do projeto entende que reciclagem é importante para remover das ruas tudo aquilo que demoraria séculos para se decompor, poluindo e danificando a natureza.

Para Vavá, essa é uma maneira eficaz de incentivar a economia. “É necessário expandir a coleta seletiva no nosso estado, recursos gastos com o lixo poderiam ser usados na saúde, educação, segurança, pois o lixo não existe se for separado, ele passa a ser emprego e renda e não um problema como tem sido atualmente por falta de destinação correta”, afirmou o parlamentar.

Durante os eventos, os participantes puderam aprender opções para evitar produtos descartáveis. Os lanches foram servidos em folhas biodegradáveis, reforçando o cuidado com essa questão.

A necessidade com relação a produção abrange o tempo de decomposição de alguns produtos como o plástico, que leva cerca de quatrocentos e cinquenta anos, o vidro cinco mil anos, a lata cem anos, o alumínio de duzentos a quinhentos anos. Com a reciclagem é possível diminuir os problemas do meio ambiente e por isso as pessoas devem se conscientizar de maneira eficaz e consciente.

Texto e foto:  Natália Matos/Ascom – deputado estadual Vavá Martins
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro
Send this to a friend