Projeto Quem Ama Cuida leva compostagem para feiras do Pará

O objetivo da ação foi levar conhecimento para gerar emprego e renda aos produtores de hortaliças e feirantes do município de Santa Bárbara

Publicado em 20/12/2019 - 00:00

Belém (PA) – O Projeto “Composfeira”, ação de iniciativa do projeto Quem Ama Cuida, idealizado pelo deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA), esteve no município de Santa Bárbara, na comunidade Genipaúba e no assentamento Abril vermelho, na semana passada, realizando oficina de compostagem e de cultivo em hortas orgânicas.

O objetivo é levar conhecimento para gerar emprego e renda aos produtores de hortaliças e feirantes, além de preservar o meio ambiente. Mateus Lima, estudante de agronomia da Universidade Rural da Amazônia (Ufra) falou sobre a compostagem e deu dicas para os participantes, além de reforçar a importância de uma iniciativa como essa.

“A compostagem faz parte de um ciclo, é muito gratificante poder estar aqui fazendo parte desse momento e unir forças para levar conhecimento a quem depende da agricultura familiar para sobreviver”, disse o composteiro.

Para Vavá Martins a ideia é dar condições necessárias para que a produção de orgânicos local possa ganhar autonomia. “É fundamental que os produtores consigam independência e através do conhecimento isso será concretizado, então o projeto Quem Ama Cuida tem levado ao lado de parceiros, essa possibilidade”, afirmou

A engenheira agrônoma Kátia Rodrigues palestrou sobre a produção e hortaliças no cultivo orgânico e reforçou os cuidados necessários para a segurança alimentar.

Texto: Natália Matos/Ascom – deputado federal Vavá Martins
Foto: Douglas Mourão e Kelvin Silva
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro