Projeto de Ossesio Silva cria o Dia Nacional da Mulher Evidência

Projeto de Ossesio Silva cria o Dia Nacional da Mulher Evidência

A data será celebrada, anualmente, no dia 6 de setembro e tem como objetivo dar destaque às obras realizadas pelas mulheres, evitando que elas caiam no esquecimento

Publicado em 21/10/2019 - 00:00

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5.533/2019 de autoria do deputado federal Ossesio Silva (Republicanos-PE) que institui no calendário brasileiro de datas comemorativas, o Dia Nacional da Mulher Evidência. Se aprovado, a data será celebrada, anualmente, no dia 6 de setembro.

De acordo com o parlamentar, a indicação para a criação do Dia Nacional da Mulher Evidência está baseada na importância de dar destaque às obras realizadas pelas mulheres, evitando que elas caiam no esquecimento. A proposta também tem como objetivo trazer a reflexão do tratamento igualitário entre homens e mulheres. “Esse dia servirá para valorizar as ações realizadas pelas grandiosas mulheres brasileiras, uma vez que muitas dessas obras são evidenciadas, porém suas autoras se mantêm no anonimato. Elas devem ser reconhecidas e lembradas publicamente”, ressaltou Ossesio.

Quando deputado estadual pelo estado de Pernambuco, Ossesio foi autor do projeto que originou a Lei Estadual nº 16.824/2018, que institui o Dia Estadual Mulher Evidência em Pernambuco.

História

O prêmio Mulher Evidência, criado em 2010 pela jornalista Cláudia Montes, é uma iniciativa que tem como proposta a valorização das obras desempenhadas pelas grandiosas mulheres do Estado de Pernambuco, uma vez que muitas são evidências, mas estão no anonimato.

Texto: Eulla Carvalho / Ascom – deputado federal Ossesio Silva
Foto: Douglas Gomes
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro